No mês de agosto Porto Ferreira recebeu pela segunda vez as sessões de cinema e oficinas gratuitas do programa Pontos MIS, criado pelo MIS (Museu da Imagem e do Som), instituição da Secretaria de Estado da Cultura. O programa leva cinema e oficinas audiovisuais a diversas cidades do Estado e objetiva, neste segundo semestre, alcançar 100 municípios parceiros.
Na edição de agosto, como fato inédito, houve ainda o bate-papo com o diretor de filmes Ricardo Elias. Porto Ferreira exibiu seu filme “Os 12 Trabalhos” (2007, 90 min), cujo elenco conta com Sidney Santiago, Flávio Bauraqui, Vera Mancini e Vanessa Giácomo.
A obra conta a história de Heracles, um jovem negro, que vive na periferia de São Paulo e gosta de desenhar. Há dois meses ele deixou a Febem e agora procura uma ocupação. Por indicação de seu primo Jonas, Heracles passa a trabalhar como motoboy. Em seu período de experiência, ele precisa realizar 12 tarefas pela cidade de São Paulo, que o impele a lidar com o preconceito, a burocracia e sua própria falta de malícia no novo serviço.
O bate-papo reuniu um bom público no Anfiteatro Izaltino Casemiro. “Foi uma experiência inédita e muito rica, que certamente vai contribuir para fomentar a cultura audiovisual no município”, definiu o diretor do Departamento de Cultura e Lazer, Marco Riolino.
Em setembro Porto Ferreira vai receber novos filmes e uma oficina de fotografia no dia 25, na Casa da Cultura Elias dos Santos. As inscrições já estão abertas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal