Como ocorrido em meados de 2011, a atual situação de uma área localizada entre a rua Sebastião Gonçalves de Lima e a Avenida Cristo Redentor preocupa moradores do Parque Residencial do Redentor. Barracos estão sendo construídos no local, que se encontra em estado de abandono, podendo gerar problemas sociais de difícil solução.
Um morador do bairro disse que cidadãos honestos e trabalhadores, pagadores de impostos constaram a ocupação do local, inclusive via satélite, e que a situação também deveria ser percebida pela fiscalização da Administração Pública para as providências cabíveis.
Ainda segundo o morador, a preocupação maior é a segurança das famílias, pois o bairro apresenta polêmicas frequentes quanto a insegurança.
Ocupação da área em 2011
Em junho de 2011 o Porto Ferreira Hoje noticiou que poderia estar nascendo uma favela no mesmo local, o que preocupava moradores do Parque Residencial do Redentor, que esperavam medidas pelo poder público. Uma clareira foi aberta no meio da vegetação e alguns barracos precários estavam sendo construídos.
Em seguida, a Administração Municipal, por meio do Departamento de Obras e Serviços Municipais e da Divisão de Fiscalização de Posturas, realizou ações que impediram a invasão da área pública. Além da limpeza, os materiais inservíveis existentes foram removidos, o que proporcionou mais segurança e tranquilidade aos reivindicantes.
Na ocasião, a Administração Pública divulgou que qualquer ocorrência desta natureza os cidadãos poderiam se valer dos serviços de fiscalização da Prefeitura, bastando ligar para os fones: 3589-5200 ou 0800-771-7071.
Veja as notícias já publicadas no site a respeito da ocupação da área:
http://www.portoferreirahoje.com.br/noticia/2011/06/13/pode-estar-nascendo-outra-favela-em-porto-ferreira/
http://www.portoferreirahoje.com.br/noticia/2011/06/17/prefeitura-executa-acoes-de-limpeza-em-area-publica-no-cristo-redentor/