O Departamento Municipal de Governo, dirigido por Haroldo Araújo Christensen, vem novamente a público para fazer esclarecimentos sobre os limitadores de altura instalados nas imediações da ponte metálica sobre o rio Moji-Guaçu.
Desta vez, o diretor publica resposta que o chefe da Seção Municipal de Trânsito, Nivaldo Mutinelli Júnior, encaminhou ao vereador Marcelo Nery de Oliveira, autor de requerimento sobre o assunto. No texto estão detalhados os motivos e ações tomados que culminaram com a decisão de instalar os limitadores a 2,20 metros de altura. Também cita as diversas reuniões que ocorreram junto ao Conselho Municipal de Trânsito que trataram o tema.
Haroldo Christensen frisa que “em nenhum momento” foi procurado pela imprensa local para dar declarações ou recebeu pedido de envio de documentos a respeito da colocação dos limitadores. “Se tivesse sido procurado, teria prontamente respondido”, explicou.
Veja a seguir a íntegra da resposta de Nivaldo Mutinelli Júnior ao vereador Marcelo Nery de Oliveira:
“Em resposta ao Requerimento nº 381/2012 de autoria do nobre vereador Sr. Marcelo Nery de Oliveira, tenho a informar que:
Item 1- No momento não há a possibilidade de remoção ou mesmo de elevação dos perfis instalados ao longo da Av.: Ângelo Ramos, nas extremidades da Ponte João Inácio Ferreira, devido ao risco inerente de colisões e atropelamentos “já ocorridos” que os usuários, tanto pedestres, ciclistas, motociclistas e mesmo motoristas com automóveis, ficam expostos quando no local se desloca qualquer veiculo de carga de grande porte. Informo ainda que a estrutura da Ponte sofre, abalos há anos devido ao excesso de peso que transitava sobre a mesma diuturnamente e que ao longo do tempo ao qual a referida ponte suportou tal carga, isso comprometerá num futuro próximo, a segurança de passagem para todos os usuários.
Item 2 – O assunto sobre a instalação dos Pórticos Limitadores de altura, para a preservação da estrutura da Ponte João Inácio Ferreira, bem como a segurança dos usuários já foi discutido por várias vezes em Reuniões com os membros do Conselho Municipal de Trânsito que entenderam a necessidade da construção dos objetos e que a altura deva permanecer 2metros e 20 centímetros. Nestas reuniões foi pautada o impedimento da passagem da Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros devido à dois fatores: 1º Desde setembro de 2011, foi instalado o sistema semafórico nos cruzamentos da Av.: Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz x Rua Mathias Cardoso x Av.: Angelo Ramos. Que em horários de pico, em dias de festa, finais de semana, feriados, existe no local um grande aglomeramento de veículos, deixando o transito travado, inerte por cerca de minutos e que na Rua Mathias Cardoso, antiga rota da Viatura de Resgate, não há espaço hábil para manobras de emergência. 2º Devido ao sistema bastante carregado os minutos que a viatura poderá perder parada aguardando espaço necessário para fluir ou a liberação pelo sistema e para ter acesso aquela região, o Conselho entendeu que, será mais fácil a viatura acessar as mesmas áreas pela Av.: Arcyr Giaretta Barcelos, que possui um trânsito bem menor e bons espaços para manobras de emergência.
Item 3 – Informo que o problema de danos estruturais da Ponte está diretamente ligado a altura e peso dos veículos, pois se aumentarmos a altura do perfil, liberando a passagem da U.R., isso ocasionará na passagem também dos demais veículos de carga vindo a dar continuidade ao comprometimento estrutural da Ponte e voltando os riscos aos usuários descritos no item 1. Em ato continuo tal procedimento danificará os Pórticos com embates bem mais fortes e danosos a estrutura, devido a passagem irresponsável destes veículos de carga, com altura excedida, como já ocorreu anteriormente vindo desta forma torná-los ineficazes.
Item 4 – Foi deixado um espaço hábil no canto direito, sentido centro – bairro, do Pórtipo instalado no lado da entrada da Area de Laser, que possibilita a passagem da U.R. e demais máquinas da prefeitura, inclusive caminhões para necessidades especiais.
Esclareço também, que o governo municipal está imbuído em tomar as medidas necessárias para aquisição de duas motocicletas, devidamente equipadas que serão disponibilizadas a CIA de Bombeiros local, com a finalidade de prestar os primeiros socorros as vitimas daquela região, até a chegada da U.R., para demais providencias.
Item 5 – Incluído no texto do item anterior.
Atenciosamente;
Nivaldo Mutinelli Júnior
Chefe da Seção Municipal de Trânsito
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal