O Rei do Baião completaria 100 anos no dia 13 de dezembro próximo. Para marcar o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, autor de “Asa Branca”, “Assum Preto”, “Baião de Dois” entre tantos outros sucessos, a Secretaria de Cultura e Turismo, o Jornal O Movimento e Gráfica Stillo promovem neste sábado, 8 de dezembro, no Centro de Convenções, apresentações de música e dança e a exibição de “As Sanfonas do Lua”, documentário dirigido e roteirizado pelo jornalista Mário Eduardo Fray Rezende.
Filho do cronista Mário Rezende, que fez história nas páginas do jornal O Movimento, o pirassununguense Mário Eduardo – o Duca Rezende -, integra a equipe do Jornal da Record. Já atuou na Rede Globo, na TV Cultura, entre outras emissoras.
Ao realizar este trabalho, Mário Rezende constatou que o maior orgulho para um sanfoneiro nordestino era ser ouvido e aprovado por Luiz Gonzaga. Por onde andasse, tivesse um músico simples tocando seu pé-de-bode (sanfoninha de 8 baixos) ou um acordeom surrado, acompanhado de zabumba e triângulo, ele fazia questão de conferir. Honraria maior ainda era ganhar uma sanfona novinha em folha das mãos do mestre Lua. Gonzagão não podia ver um talento promissor tocando num instrumento velho e sem brilho. Ele prometia o presente e cumpria. Foram quase 300 instrumentos presenteados por todo o Brasil.
Toda esta generosidade é o fio condutor do documentário, que revela, sobretudo, que a memória de Luiz Gonzaga continua viva e pulsante no talento de tantos discípulos. Dominguinhos chega a afirmar que nenhum outro artista representou tanto para a música brasileira em termos de criação, inventividade e originalidade.
Música e dança
Antes da exibição de “As Sanfonas do Lua” na tela grande do Centro de Convenções, a Secretaria de Cultura e Turismo programou performances especiais com o saxofonista Vladimir Sobral, o Grupo Asa Branca (formado especialmente para o evento) e o Grupo de Danças Parafolclóricas de Pirassununga.
A programação dos 100 anos de Nascimento de Luiz Gonzaga acontece neste sábado, 8 de dezembro, às 20h, no Centro de Convenções. Entrada franca.
Fonte: Secretaria de Cultura de Pirassununga