A Divisão de Limpeza Pública da Prefeitura de Porto Ferreira informa que a coleta de lixo domiciliar está sendo regularizada a partir de hoje (11/12). Um dos três caminhões que realiza o serviço ficou por 4 dias parado em oficina para reparos, o que causou atraso na coleta em alguns pontos da cidade. Mas a situação será rapidamente normalizada.
Devido ao aumento da tonelagem de resíduos produzidos no perímetro urbano, graças ao aumento do perfil socioeconômico da cidade, há cerca de um ano a Prefeitura passou de dois para três caminhões no serviço de coleta domiciliar. Atualmente, dois veículos são da municipalidade e um terceiro é contratado de uma empresa. Foi justamente este veículo que passou por manutenção, período em que a Prefeitura também regularizou o pagamento referente ao mês de outubro, que estava atrasado.
De acordo com o prefeito Maurício Rasi, a arrecadação com a taxa de limpeza é cerca de 30% a menor do que o necessário para custear os serviços que envolvem a coleta, como a manutenção do aterro sanitário e veículos, salários dos coletores, etc. “Nós tentamos dialogar com a Câmara que haveria a necessidade de um reequilíbrio tarifário, mas não chegamos a um consenso”, explicou.
Para agravar ainda mais o quadro, hoje a inadimplência com a taxa de limpeza pública é da ordem de 34%, ou seja, a Prefeitura deixou de arrecadar pouco mais de R$ 300 mil para manutenção do serviço. “Em se tratando da limpeza pública, é um percentual muito alto, que faz muita falta aos cofres públicos. Mas é pertinente lembrar que quando optaram pela criação do Saef (Serviço de Água e Esgoto de Porto Ferreira), colocaram a limpeza pública juntamente com a água e esgoto. O que é um absurdo, pois eram estes serviços que cobriam os custos da limpeza”, comentou o prefeito.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal