A Divisão de Defesa Civil de Porto Ferreira está realizando um trabalho permanente de monitoramento do nível das águas do rio Mogi-Guaçu, devido às constantes chuvas que atingem a região nos últimos dias. O objetivo é adotar medidas preventivas para minimizar desastres e acidentes em caso de enchentes.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, subtenente Sérgio Cardoso de Moraes, nos últimos cinco dias o nível subiu cerca de 2 metros e meio. Nesta terça-feira (15/01), a régua que fica ao lado da ponte metálica estava marcando pela manhã 4,31 metros acima do nível. A estimativa é que ao atingir 4,65 metros comece a ocorrer o alagamento das áreas de várzea.
O dia que apresentou a maior quantidade de chuvas foi domingo (13), quando foram registrados 52 milímetros. Em seguida vem o dia 11, com 43,3 milímetros. De acordo com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia, o tempo deve permanecer sem alterações até sexta-feira, quando as chuvas devem diminuir.
A Defesa Civil coloca à disposição da população seus canais de comunicação para o recebimento de sugestões, tirar dúvidas e informar se próximo de sua residência existe alguma área em situação de risco.
Contatos pelo telefone 3585-2259 ou 193 (Bombeiros), ou pelo e-mail defesacivil@portoferreira.sp.gov.br, ou ainda pessoalmente no endereço avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, s/n, Centro, ao lado da Câmara Municipal.
Fonte: AC