Numa cerimônia simples, mas de muito calor humano e alegria, a nova Administração Municipal entregou a revitalização da fonte luminosa da praça Olímpia Meirelles de Carvalho – as duas áreas laterais à Igreja Matriz de São Sebastião. O evento aconteceu no domingo (20/01), Dia do Padroeiro do município, e contou com a presença da prefeita Renata Braga, do vice Carlos Eduardo Miguel da Silva, vereadores, assessores, além do pároco da Matriz, padre Luís Fabiano Canatta, e do padre Anderson Luís Ribeiro, que assumirá a futura Paróquia de Nossa Senhora da Rosa Mística, na Vila Real.
No início do ano, por iniciativa da prefeita e do padre Luís Fabiano, foi enviado um pedido de doação de pastilhas para o diretor da Cerâmica Atlas, de Tambaú, a maior empresa do ramo no país, que prontamente atendeu a solicitação. O município recebeu a doação de 200 m2 de pastilhas na cor verde, que foram colocadas nas fontes por servidores do Departamento de Obras e Serviços Municipais. Além disso, também foi feita a substituição da tubulação de água das fontes, nova iluminação e paisagismo. Colaboraram as empresas ferreirenses Paco Iluminação, Acqua Flipper e Multiflora.
Na solenidade, o primeiro a usar a palavra foi o padre Luís Fabiano, que falou da importância da fonte para a manutenção das tradições do município, e em especial sobre o desejo da comunidade católica de vê-la funcionando. Também elogiou a forma como a obra foi feita, em parceria com empresas da cidade e região.
Na sequência, o vereador Dorival Braga discursou e fez referência a antigos prefeitos que – como ele – também contribuíram com o embelezamento da praça central da cidade.
Fechando os discursos, a prefeita Renata Braga agradeceu ao esforço de todos os envolvidos para que a nova Administração pudesse entregar em apenas 20 dias sua primeira obra. “Vamos trabalhar muito para que Porto Ferreira receba muitas obras nos próximos quatro anos”, afirmou.
Para o descerramento da placa, a prefeita convidou a ex-primeira-dama Angelina Conceição Gallo da Cunha Leme, viúva do prefeito Oswaldo da Cunha Leme, em cujo primeiro mandato foi inaugurada a fonte luminosa. O momento foi muito aplaudido pelas pessoas presentes.
O Departamento de Cultura e Turismo ainda programou para a noite uma série de shows musicais, que foram apresentados no recinto da Quermesse de São Sebastião, também na praça da Matriz.
Histórico
De acordo com pesquisa do Museu Histórico e Pedagógico Professor Flávio da Silva Oliveira, a praça Olímpia Meirelles de Carvalho e a fonte luminosa foram inauguradas no dia 10 de maio de 1959 – e não em 12 de junho daquele ano, como informado anteriormente. A inauguração foi procedida pelo então prefeito Oswaldo da Cunha Leme, tendo cortado a fita Lúcia Baccarin Arnoni, juntamente com o deputado Germinal Feijó. A bênção foi dada pelo padre Arlindo Barreto. Também presente o padre Octaviano Pavesi.
Segundo o jornal “O Ferreirense” de 28 de abril de 1963, durante aquele ano as fontes luminosas apresentaram problemas e deixaram de funcionar. Após a denúncia feita pelo semanário, o então presidente da Câmara Municipal, Orindo Francisco de Oliveira, esclareceu que a Prefeitura contatou a empresa Vaslumin, construtora das fontes luminosas e da gruta defronte ao Hospital Dona Balbina, a fim de que se prontificasse a solucionar os problemas apresentados nas obras, o que foi feito posteriormente.
Reportagem de “O Ferreirense” de 26 de novembro de 1977 dizia que as fontes luminosas estavam sem funcionar havia vários meses. “Não são acesas mais as luzes multicores e nem é jorrada água pelas bacias e pelos peixinhos ornamentais, o que, tempos atrás, atraía as famílias com seus filhos para a beleza do local”, diz trecho. O vereador Antônio Araújo (MDB) indicou ao então prefeito Claiton Ernandes Arantes o retorno do funcionamento das citadas fontes.
Em data incerta, mas provavelmente em meados da década de 1980, os chafarizes das fontes foram substituídos pelos sistemas de propulsão de águas, que permaneceram até recentemente.
Fonte:AC