Departamento de Obras vai iniciar “tapa-buracos” e segue com serviço de limpeza

O Departamento de Obras e Serviços Municipais vai iniciar o serviço de “tapa-buracos” assim que chegar o material que foi comprado por meio de licitação. De acordo com o diretor João Batista da Silva, a entrega da massa asfáltica e emulsão estava prevista para sexta-feira (25/01). “Daremos início imediato ao serviço. Estudamos até um trabalho em mutirão no fim de semana, uma vez que a condição de muitas vias públicas não é boa, por causa das chuvas das últimas semanas”, explicou o diretor.

Houve uma certa demora no início dos trabalhos devido à falta de material e ao tempo em que se leva para concluir o processo licitatório. “A determinação da prefeita Renata Braga é para se fazer todas as compras por licitação, dentro da forma e prazos legais, com muita transparência. Só que isto leva um tempo um pouco maior do que uma compra direta”, continuou João Batista.

Limpeza e conservação

O Departamento de Obras também realiza desde o início do mês o trabalho de limpeza e conservação das vias públicas. Após passar por algumas avenidas, como a Rudolf Streit (Vila Sybilla), escolas, creches e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), esta semana a equipe de trabalho esteve na região da Avenida do Comércio (avenida João Martins da Silveira Sobrinho), no Jardim Santa Marta.

“Nosso problema na questão da limpeza é a falta de funcionários, pois muitos servidores do Departamento de Obras estão fora das suas funções originais, prestando serviços em outros setores da Prefeitura”, explica João Batista. Para sanar a dificuldade, estuda-se a contratação de uma empresa para prestar serviços como os de poda de árvores, capinação e pintura de guias. “A gente compra o material e a empresa entra com a mão-de-obra e equipamentos”, disse.

O diretor comenta também que pretende fazer uma campanha de conscientização junto à população sobre o descarte de materiais inservíveis, tais como móveis velhos, colchões etc. Hoje, a Prefeitura está com dois caminhões fazendo o serviço de cata-galhos e remoção destes materiais, mas a demanda é muito grande. “Vamos estudar um serviço de agendamento por telefone para recolher estes objetos”, comentou. O Departamento de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente também realiza estudo para a implantação de ecopontos no município, que são locais apropriados para o descarte desses materiais.

Caminhão de coleta

Uma boa notícia é que, após negociação, a Prefeitura conseguiu reduzir significativamente o valor do contrato do aluguel de um caminhão que presta o serviço de coleta de lixo, da empresa Mattaraia, de Ribeirão Preto – os outros dois veículos da coleta são da Prefeitura.

De R$ 42,9 mil mensais – estimando-se 26 dias de trabalho ao preço da diária de R$ 1.650,00 –, o valor caiu para R$ 27 mil – diária de R$ 1.038,46. Ou seja, uma diminuição de 37% no preço do contrato, ou R$ 15,9 mil num mês. No entanto, há registro de que em alguns meses o caminhão trabalhou 28 dias, o que consumiu R$ 46,2 mil.

Há que se ressaltar, ainda, uma mudança no objeto, visto que o contrato anterior previa veículo, motorista e quatro coletores. E, agora, apenas o caminhão e motorista, usando servidores efetivos do município como coletores.

A Prefeitura ainda tem uma dívida de mais de R$ 400 mil com a Mattaraia, pois o serviço não era pago desde o mês de setembro do ano passado. No entanto, juntamente com a negociação do novo valor do contrato, foi feito um acordo para o pagamento do débito existente de forma parcelada.

“Estamos trabalhando de forma incansável para reduzir custos da máquina administrativa. Este novo acordo com o caminhão de coleta é um bom exemplo do processo de reorganização financeira da Prefeitura”, definiu a prefeita Renata Braga.

Fonte: AC

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