O posto do Acessa SP instalado no prédio da Biblioteca Municipal de Porto Ferreira, contando com 12 computadores, internet de banda larga, e uso gratuito para a população está sem atendimento ao público pela falta de contratação de monitores, o que tem gerado muitas reclamações. Segundo os usuários do programa, existe ausência de estagiários desde o final do ano passado.
O Acessa São Paulo é o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, que busca garantir acesso democrático e gratuito às tecnologias da informação e comunicação, facilitando o uso dos serviços de governo e produção de conhecimento, além de promover os processos de participação pública e redes sociais.
Desde o final de 2009, o posto do programa estadual em Porto Ferreira presta serviços como o de acesso a internet, impressão de currículos, documentos, 2ª via de contas e trabalhos escolares. A instalação desta unidade foi uma conquista do vereador Rômulo Rippa junto ao então secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.
De acordo com termo de parceria firmado entre a Prefeitura Municipal de Porto Ferreira e o Governo do Estado de São Paulo, a municipalidade é responsável pelo pagamento dos monitores do projeto e com despesas como papel, tinta da impressora, energia elétrica e limpeza.
O assunto também já foi tratado na Câmara Municipal. O Requerimento nº40/2013, aprovado por unanimidade pelos vereadores e de autoria do vereador Rômulo Rippa, cobra uma solução para o problema de contratações de estagiários por parte da Prefeitura Municipal.
Segundo o ofício, o vereador já realizou novos contatos com representantes da Administração para cobrar a solução do problema. “Espero que essa situação seja evitada, desde outubro de 2012 o Acessa SP necessita a contratação de novos monitores para o seu bom funcionamento.”, explicou Rippa.