A convite do vereador Miguel Bragioni (PMDB), ministrou uma palestra sobre políticas públicas na área de proteção animal, no Anfiteatro Izaltino Casemiro, na noite de quarta-feira (20/02), o diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal e responsável pelo canil da Prefeitura Municipal de São Carlos, Jilverson Rodrigo Moraes.
Por mais de duas horas o palestrante explanou acerca dos serviços empregados pela municipalidade são-carlense na defesa dos animais. Em seguida, tratou de orientar a população ferreirense sobre os possíveis trabalhos em prol de cachorros e gatos de rua.
Entre exemplos de casos acontecidos em São Carlos, Moraes, com propriedade no tema, apresentou as funções técnicas e profissionais dos canil, gatil e abrigo para animais de grande porte públicos, distinguindo as atividades inerentes ao Centro de Controle de Zoonoses.
Participaram da palestra dezenas de cidadãos e autoridades municipais, incluindo a presença da prefeita Renata Braga e do vice Carlos Eduardo da Silva, além de seis vereadores – Rômulo Rippa (PSD), Patrícia Marques (DEM), Alessandro Rossi Bertazzi (Dentinho-PSDB), Luiz Antonio de Moraes (Maguila-PPS), Sérgio de Moraes Martins (PCdob) e Miguel Bragioni. Estiveram presentes veterinários, técnicos do Parque Estadual de Porto Ferreira, membros da ONG Bicho Sem Grana, incluindo a presidente, Larissa Salzano, a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Edeltraut Nothling Zoia, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Bernardo, dentre tantos outros.
“Foi realizado um significativo passo, contando com a participação pública interessada em uma solução para o caso dos animais de rua. Muitos que não puderam comparecer e outros, talvez por desconhecimento, abraçarão a causa em favor de um resultado positivo e, sobretudo, social. Uma segunda etapa de serviços públicos será desenvolvida nos próximos dias. Desde já, agradeço a colaboração da administração municipal e a imprescindível participação dos poderes constituídos e dos munícipes, os quais objetivam a um denominador comum”, disse o vereador Miguel Bragioni.
Fonte: AC