A Fundação Cargill implantará o Programa “de grão em grão” em Porto Ferreira (SP), Ponta Grossa (PR) e Itumbiara (GO). Em parceria com a Secretaria de Educação desses municípios, a iniciativa transmite conceitos sobre alimentação saudável, acessível, segura e sustentável para alunos, educadores e merendeiras, por meio de técnicas agrícolas e atividades lúdicas em hortas escolares. A iniciativa beneficiará cerca de 4800 pessoas nessas cidades.
Desenvolvido pela Fundação Cargill desde 2004, o Programa “de grão em grão” potencializa a proposta pedagógica e o conteúdo programático das escolas municipais, com a inserção de conceitos teóricos e práticos. O contato das crianças e dos professores com as hortas estimula a pesquisa, a reflexão e a absorção de conteúdo de forma prazerosa e divertida. Desde sua implantação, mais de 700 toneladas de hortaliças já foram colhidas nos canteiros das escolas municipais.
O Programa tem duração de três anos. No primeiro, a Fundação Cargill contribui com a montagem e a manutenção das hortas, fornecendo terra, sementes, adubo orgânico, ferramentas e assistência técnica. Todos os alimentos colhidos são utilizados nas cozinhas das escolas e enriquecem nutricionalmente a merenda escolar. No ano seguinte, as responsabilidades são compartilhadas, de modo que o município inicie a gestão do programa. No último ano, a Fundação Cargill monitora o desenvolvimento das ações.
Em Lucas do Rio Verde (MT) a parceria da Secretaria de Educação com a Fundação Cargill proporcionou uma evolução dos conceitos do programa e, desde 2008, a horta escolar faz parte da política pública do município. “Desenvolvemos projetos e programas de caráter transformador na área de alimentação. Estamos contentes por trabalhar em parceria com esses municípios e contribuir ainda mais no desenvolvimento dessas comunidades”, explica Valéria Militelli, presidente da Fundação Cargill.
Treinamentos Anuais
O Programa “de grão em grão” conta com material pedagógico especial, elaborado pela Editora Horizonte e revisado por nutricionistas do SESI. Além de livros didáticos, os alunos têm acesso a painéis temáticos com abordagem aprofundada sobre qualidade nas refeições, cultura alimentar brasileira, produção de alimentos entre outros temas.
Durante os três anos do Programa, os educadores serão treinados anuais para fazer um melhor aproveitamento do material pedagógico e dos conceitos do programa. As merendeiras também participam de treinamentos anuais, realizados pelas nutricionistas regionais do SESI, que compartilham dicas de higiene no preparo da merenda escolar, informações sobre obesidade, desnutrição, hipertensão e diabetes, além de instruções sobre interpretação das informações nos rótulos dos alimentos.
Fundação Cargill
No ano de comemoração de 40 anos, a Fundação Cargill tem sido um agente transformador nas localidades e causas em que atua. Seu foco de atuação está voltado à promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, com iniciativas que vão desde o campo até o consumidor final.
Cargill
A Cargill produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Fundada em 1865, a companhia emprega 142 mil funcionários em 66 países. A Cargill ajuda seus clientes a alcançar o êxito por meio da colaboração e da inovação, e está comprometida a usar seu conhecimento e experiência globais para superar desafios econômicos, ambientais e sociais onde quer que faça negócios. Para mais informações, visitewww.cargill.com.
No Brasil desde 1965, a Cargill é uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 14 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em cerca de 160 municípios e mais de 8 mil funcionários.
Fonte: Fundação Cargill