A Estação de Tratamento de Água (ETA) da Foz unidade Porto Ferreira recebeu a primeira visita do ano de estudantes, abrindo oficialmente o calendário 2013 do programa de visitas à Estação de Tratamento de Água – ETA Portas Abertas.
O projeto, realizado em parceria com o Departamento de Educação de Porto Ferreira, visa demonstrar, com uma linguagem simples, a complexidade que se tem para tratar a água e a importância de se preservá-la.
Cerca de 30 alunos do 5º ano da EMEF Professora Noraide Mariano estiveram na ETA e foram recebidos pela responsável pela área de Meio Ambiente, Marina Bosso, que monitoria as visitas à estação.
Primeiramente os estudantes participaram de uma palestra que apresenta informações de maneira didática, todas as etapas do tratamento de água, desde a captação, passando pelo tratamento e distribuição da água, além de dicas importantes sobre saúde e meio ambiente, como limpeza da caixa d´água e uso consciente desse recurso natural, abordando também as melhorias previstas com a ampliação da ETA. Atitudes corretas para a preservação ambiental sempre são reforçadas durante as visitas.
Em seguida, alunos e professores podem caminhar e conhecer na prática as fases do tratamento água, visualizando de perto tudo aquilo que aprenderam.
O programa faz parte do calendário escolar, e deve ser ampliado, recebendo também estudantes de nível técnico e profissionalizante, profissionais da área de saneamento e universidades, que tenham interessem em conhecer os processos utilizados pela Foz.
“O programa é uma ação de educação ambiental com objetivo de contribuir com a formação de cidadãos conscientes.” Disse Marcio Tanajura, diretor da Foz unidade Porto Ferreira.