No dia 21 de março, servidoras do Departamento Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico participaram de treinamento na sede da Sutaco, Superintendência de Comunidade do Trabalho, em São Paulo/SP.
A Sutaco é uma autarquia vinculada à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho com a responsabilidade de oferecer oportunidades de geração de renda aos artesãos e promover o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável.
A autarquia também resgata as formas tradicionais de expressão do povo paulista, o “saber fazer” de pessoas e comunidades das mais diversas características, e acompanha as tendências atuais da produção artesanal.
O curso foi ministrado pela técnica Isabela Moraes para 55 agentes de cooperação de 27 municípios do interior e litoral paulista. Foram representando o município ferreirense, as servidoras Valéria de Lima, Claudete Fraga e Maria Lúcia Assef Justino. Após a formação dos novos agentes de cooperação, os artesãos atendidos pela autarquia estadual poderão fazer seus cadastros com maior comodidade no município.
Após avaliar, classificar e quantificar a produção de um artesão, a Sutaco o cadastra e emite uma Carteira de Identificação que o credencia como profissional de artesanato. O cadastramento possibilita a utilização dos serviços de emissão de nota fiscal eletrônica, participação em cursos de qualificação e requalificação (como aluno ou mesmo como professor), divulgação, apoio à comercialização, acesso ao microcrédito (Banco do Povo) e orientação técnica e jurídica.
A exposição e venda do produto artesanal em pontos de venda permanentes e nos eventos nacionais e internacionais dos quais a Sutaco participa, além de proporcionar renda aos artesãos credenciados, desperta neles à consciência para que produzam artesanato com maior qualidade e design diferenciado.
Fonte: AC