Aqueles motoristas que ainda recordam das aulas teóricas quando do encaminhamento da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sabem que não há a necessidade de placa indicativa, pois o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro: só é permitido estacionar a 5 metros antes da esquina. Avançar esse limite prejudicará a visibilidade e o motorista estará cometendo uma infração média, que lhe acarretará quatro pontos na carteira e o pagamento de uma multa no valor de R$ 85,12.
Estacionar a menos de cinco metros de uma esquina é proibido, muitos motoristas insistem em burlar a lei. A irregularidade prejudica o campo de visão dos demais condutores e pode contribuir em acidentes ocasionados por manobras arriscadas.
“O risco é grande porque atrapalha a visibilidade de quem tem que tomar a decisão de atravessar uma via preferencial”.
Um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) apontou que 35% dos acidentes de trânsito registrados na região de São Carlos (SP) ocorrem em cruzamentos. Segundo os dados apurados, as batidas são transversais, que são aquelas que quando há impacto entre dois veículos que se cruzam ortogonal ou obliquamente (frente de um e lateral do outro).
Ao procura por uma vaga, muitos motoristas preferem passar por cima da lei e deixam os carros próximos às esquinas, não se importando com os demais elementos do trânsito e ignorando a fiscalização, que por sua vez também é deficiente.
Como já citei em vários artigos o transito seguro é composto de três elementos básicos, que são: Engenharia, Fiscalização e Educação; quanto um desses ou todos fatores falharem ocorrerá mais uma tragédia anunciada.
Nos últimos anos eu venho assistindo de que forma está sendo conduzido o trânsito no nosso município, e vejo que em alguns locais na área central e bairros da cidade não foram respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em vigor desde 1997 e suas resoluções constantemente atualizadas.
Em alguns pontos da região central há sinalizações horizontais (solo) e verticais (placas) que desrespeitam o atual código trânsito e enquanto em alguns bairros houve a mudança de mão de direção e fixação de lombadas sem obedecer nenhum critério, norma ou avaliação técnica especializada para tal feito, ainda em alguns bairros houve a execução de sinalizações que induzem os motoristas ao erro e tais como: PARE em via preferencial.
O trânsito do nosso município está sendo conduzido na contra mão da cidadania cerceando o direito de ir vir.
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