Em parceria com a Ascfer (Associação de Ferreomodelismo de São Carlos), a Prefeitura de Porto Ferreira, por meio de seu Departamento de Cultura e Turismo, realiza a I Mostra de Ferreomodelismo, com a exposição de onze maquetes de estações ferroviárias paulistas.
A expectativa é de receber um bom público visitante, uma vez que o evento vem despertando grande interesse, principalmente junto ao público jovem.
A mostra acontece neste final de semana (dias 6 e 7 de abril), das 10 às 17 horas, na Casa da Cultura Elias dos Santos (antiga estação ferroviária), ao lado do Calçadão Neno Perondi (avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, 330, Centro). Os telefones para outras informações são: 3585-5700 e 3585-4230.
História
Porto Ferreira tem suas origens ligadas a atividades ferroviárias e o local do evento pretende também remeter o visitante a uma viagem na história do município. A estrada de ferro chegou oficialmente em 15 de janeiro de 1880, por meio da Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais. Tal fato deu início ao desenvolvimento do município no final do século 19 e início do século 20.
A chegada dos trens tinha o firme propósito de atravessar o rio Moji-Guaçu e atingir a rica e florescente região de Ribeirão Preto, onde abocanharia rendoso frete pelo transporte de sua produção cafeeira. Este propósito, no entanto, por força de circunstâncias da época, a Companhia Paulista resolveu atingir por meio da atividade da navegação fluvial no Moji-Guaçu, até sua confluência com o rio Pardo, o que fez de Porto Ferreira um importante entreposto hidro ferroviário, grande responsável pelo povoamento e consequente florescimento da cidade.
No dia 10 de novembro de 1971 a Companhia Paulista foi desapropriada pelo governo do Estado e incorporada à Fepasa (Ferrovias Paulistas Sociedade Anônima). Porto Ferreira, que chegou a ser servida por trens de passageiros ou mistos em três horários diários para São Paulo, ida e volta, passou depois de algum tempo a contar com um único trem, que foi suprimido pela Fepasa no dia 10 de agosto de 1976. Os trens de carga pararam pouco tempo depois.
Fonte: AC