Acidentes X Coletivos

Nos últimos dias está sendo notícia em toda a imprensa, diversos acidentes de trânsito envolvendo veículos coletivos, ou seja, “a bola da vez”, o que não é de se surpreender, tendo em vista o que vemos pelas ruas diariamente.

O transporte público urbano é parte essencial de uma cidade. Idealmente devem constituir o meio de locomoção primário em uma cidade, garantindo o direito de ir e vir de seus cidadãos. Além disso, ao utilizar o transporte público o cidadão contribui para a diminuição da poluição do ar e sonora, do consumo de combustíveis fósseis não-renováveis e para a melhoria da qualidade de vida urbana, uma vez que menos carros são utilizados para a locomoção de pessoas.

Mas ficam as perguntas: porque estão ocorrendo tantos acidentes com transportes coletivos? Será que os motoristas estão realmente preparados fisicamente e psicologicamente? As nossas vias, rodovias e sinalizações serão um dia adequadas? Os números de vitimas e mortos no trânsito não sensibilizam os governantes? Ficam as perguntas!

Mas uma coisa é certa, os motoristas de transportes coletivos há tempos passam por uma pressão psicológica diária. As condições de saúde e de trabalho de motoristas de transporte coletivo urbano podem ser consideradas um importante fator de dimensionamento da qualidade de vida dos centros urbanos, visto que diferentes fatores ambientais e de interação social contribuem para o aumento do estresse, dentre eles o trânsito. Segundo a Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (NTU, 1999), o caos do trânsito nas cidades de médio e grande porte – e já chegando às de menor porte – é um fator de grande influência no estresse das pessoas residentes, principalmente, em áreas urbanas.

O trabalho do motorista de transporte coletivo urbano está diretamente relacionado ao ambiente no qual o mesmo é realizado. Diferente das pessoas que desempenham suas atividades profissionais em ambientes fechados como salas ou lojas, algumas vezes climatizados e relativamente confortáveis, esse profissional desempenha suas atividades num ambiente público, o trânsito. Não possui, portanto, um local restrito e bem definido para realizar suas tarefas; ao contrário, trabalha fora dos portões da empresa, estando sujeito a intempéries como o clima, as condições de tráfego e do trajeto das vias.

A condição de trabalho interfere no estado psicofisiológico do motorista, traduzindo-se em irritabilidade (que pode levar a um comportamento agressivo na direção), insônia (podendo resultar em sonolência nas horas de trabalho, diminuindo os reflexos) e, em especial, distúrbios na atenção (fator essencial para a direção segura) quanto aos veículos, a gravidade especifica dos acidentes de trânsito é ligada obviamente à implicação dos veículos, que podem se transformar em instrumentos extremamente perigosos em consequência da violência do choque, de defeitos de manutenção, ou da utilização incorreta.

Segundo estudos estatísticos, os acidentes de trânsito matam, por ano, 1,2 milhões e ferem cerca de 50 milhões de pessoas, em todo o mundo. Números superiores aos das populações do Chipre e da África do Sul, respectivamente.
Acesse: WWW.naofoiacidente.org

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