A plenária foi realizada no sábado, 20/04, em São Paulo e contou com a participação do PSOL de Porto Ferreira. O evento é uma tradição do mandato do deputado federal Ivan Valente, onde é feita a prestação de contas da atuação parlamentar e determina as próximas diretrizes a serem seguidas.
No início, houve uma homenagem ao dirigente socialista Genildo Batista, que faleceu há 10 anos, e foi um grande idealizador e defensor de um programa democrático e popular para o Brasil.
Durante a plenária, foram levantadas questões importantes para o futuro do país e a atuação parlamentar em relação a elas, como por exemplo, os aspectos negativos que a terceirização dos serviços públicos gera para os trabalhadores, o repúdio às privatizações, o posicionamento a favor dos direitos humanos, o embate contra a bancada ruralista na questão agrária, ambiental e indígena, a luta para que seja destinado 10% do PIB para o financiamento da educação pública nacional, a aprovação do requerimento para que os planos de saúde privados sejam fiscalizados pela ANS, a participação ativa na CPI do trabalho escravo, a apresentação de propostas para a reforma política, o projeto de democratização dos meios de comunicação, entre outros temas.
Além disso, o Presidente do PSOL de Porto Ferreira Alan João Orlando e o militante João Marco Salvador conversaram com o deputado federal Ivan Valente sobre a viabilização de um projeto para a cidade.