No dia 19 de Abril, Diego dos Santos Silva, conhecido como Diego GAÚCHO, reuniu-se com o Diretor do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, Sr. Paulo Mendes Monteiro, e com a Chefe de Gabinete, Fernanda Barcellos, apresentando seu projeto de Dança Gaúcha, que sem dúvida fará parte do Calendário Cultural da Administração.
Durante os anos de 1991 a 1994 existiu em Porto Ferreira o grupo de Dança Gaúcha “Os Filhos do Sul”, grupo este liderado pelos seus irmãos Cláudia dos Santos Silva Santos, Anilvio dos Santos Silva (Nil), Cláudio César da Silva Junior, Adanisson dos Santos Silva, com a participação de vários outros integrantes cidadãos ferreirenses.
Projeto de Dança Gaúcha, um projeto social, cultural e artístico, segundo o responsável, que com este oportuniza auxiliar a formação geral dos indivíduos – entendida, aqui, como aprendizagem cultural. Esta iniciativa propiciará o conhecimento de uma nova tradição, cultura, expressão artística e o entretenimento aos munícipes, o que muito contribuirá para o enriquecimento da social e cultural local, – argumentou Diego.
Tendo em vista que famílias tradicionalistas do Rio Grande do Sul, de diferentes segmentos da sociedade, por décadas, fixaram residência neste município, que além do seu trabalho, tem com a cultura muito a engrandecer Porto Ferreira, a exemplo a Sra. Sibylla Dornelles de Carvalho, natural da cidade de Alegrete, esposa do Sr. Annibal Monteiro Teixeira de Carvalho, proprietários de considerável gleba, onde construíram loteamento, surgindo, deste modo, a Vila Sibylla e o loteamento Annibal, e mais tarde, o bairro Sérgio Dornelles, filho do casal.
O principal objetivo do referido trabalho é apresentar, através da Dança, os costumes gaúchos, identificando, de um modo cultural as belezas de se manter tradições por anos, mesmo com uma grande distância.
A Dança Gaúcha, enquanto conteúdo da Cultura Corporal, que é observada nas atividades do “Grupo Os Filhos do Sul” se baseiam em resgatar os aspectos culturais do Rio Grande do Sul, que por décadas se expande por todo o Brasil e o Mundo. Além disso, vale frisar que o referido grupo, durante seus anos de existência, constantemente era convidado a se apresentar nas escolas municipais, estaduais e eventos culturais/artísticos de Porto Ferreira e convidado a dar aulas nas Forças Armadas Brasileira da região.
Diego GAÚCHO pretende se encontrar com seus conterrâneos de Porto Ferreira e Região, para que possa montar um Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), inserindo também no Calendário Cultural de Porto Ferreira o Acampamento Farroupilha e a criação de um Centro de Tradições Gaúchas (CTG), que trará turistas de toda a região que cultivam e gostam das tradições Rio-grandenses.
O projeto, protocolado na semana finda, está sob análise do Departamento Municipal de Cultura e Turismo e será encaminhado à Prefeita Municipal. Havendo anuência, as aulas terão início previsto para o dia 28 de maio de 2013, das 19:30hs as 21:30hs no Anfiteatro Izaltino Casemiro. Faixa etária atendida será a partir dos 6 anos e as vagas serão limitadas.
Interessados ir diretamente no Departamento de Cultura e Turismo (FEPASA) ou entrar em contato pelo fone 19/8291-3193 (tim) e pelo facebook – www.facebook.com/DiegoGaucho.PF.SP