A prefeita Renata Braga e a diretora municipal de Educação, professora Maria Regina Nascimento Nery, participaram no último dia 24/04 (quarta-feira), em São Carlos, do 1º Encontro do Polo 2 – entre os Educadores e Prefeitos. Na ocasião as autoridades ferreirenses foram recepcionadas pelo prefeito são-carlense, Paulo Altomani, pelo secretário estadual de Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, e pelo presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Barjas Negri, entre outros.
Na ocasião, os prefeitos aproveitaram para apresentar, individualmente, reivindicações de cada município ao secretário estadual. Segundo Herman Voorwald a proposta é descentralizar a educação no Estado. “Contamos com a colaboração civil de cada município para aumentar o poder das Diretorias de Ensino e diminuir a burocracia. Já contratamos 34 mil professores e outros 20 mil serão contratados”, explicou o secretário.
O secretário também colocou o Estado à disposição para o redirecionamento de rotas de transporte de alunos e falou da importância dos educadores locais na construção de uma educação básica digna. “A Secretaria de Educação quer construir junto porque quem conhece a escola é o diretor, são os professores, o município”, completou.
Na oportunidade, a prefeita e a diretora municipal também tiveram um contato direto com a subsecretária de Articulação Regional, professora Rosania Morales Morroni, e a dirigente Regional de Ensino de Pirassununga, Lucimeire dos Santos. “A Diretoria e o Departamento de Educação de Porto Ferreira estão caminhando juntos, estreitando laços para efetivamente qualificar a educação no nosso município”, comentou Regina.
Participaram do encontro os representantes de Nova Europa, Trabiju, Pirassununga, Matão, Santa Rita do Passa Quatro, Américo Brasiliense, Corumbataí, Dourado, Gavião Peixoto, Motuca, Araras, Ribeirão Bonito, Porto Ferreira, Santa Cruz das Palmeiras, Ibaté, Leme, Santa Lúcia, Araraquara e Santa Cruz da Conceição.
Fonte: A/C