O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) orienta que o cliente deve guardar comprovantes de pagamento de energia, água, telefone, gás, além de impostos, entre outros, por um período de cinco anos.
A Foz, responsável em Porto Ferreira pelos serviços de água e esgoto, está entregando a quitação anual das faturas aos clientes. Trata-se de uma mensagem impressa na própria conta que comprova o pagamento dos clientes à concessionária no período de janeiro a dezembro do ano passado.
De acordo com a analista comercial da Foz unidade Porto Ferreira, Natália Steter Pedroso, a quitação anual oferece praticidade para o consumidor. “Com este comprovante de quitação nossos clientes não precisam guardar todos os comprovantes mensais do ano de 2012. Passando a guardar apenas a quitação impressa na fatura atual”, explica.
A declaração de quitação é um direito do consumidor, exigida pela Lei Federal 12.007/09 e pela Lei Estadual 13.552/09. Somente os consumidores que pagaram os demonstrativos com vencimento no ano de 2012 receberão a declaração de quitação. No entanto, à medida que os demais clientes forem quitando as contas em aberto, também receberão a quitação anual ao longo desse ano.
Para obter mais informações e melhor esclarecimento de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Foz pelo telefone 0800 771 0001.
Fonte: Foz