Estarão em Piracicaba participando do Erban – Encontro Regional dos Bancários, dirigentes dos sindicatos de Franca, Jaú, Piracicaba, Rio Claro, São Carlos, Sorocaba e Ribeirão Preto, representando bancários de 167 municípios que fazem parte das bases sindicais.
Os bancários da cidade de Porto Ferreira e Região estarão sendo representados pelo Sindicato de São Carlos.
Para o evento, foram definidos ainda cinco eixos de discussão: emprego; reestruturação produtiva dos bancos; remuneração; condições de trabalho; e estratégia de campanha, de negociação e de mobilização. Dentro desses temas prioritários serão discutidos assuntos como: saúde; segurança (leis aprovadas e orientações aos bancários); ramo financeiro; organização das mulheres; assédio moral; gênero, raça e orientação sexual; cotas para deficientes; inclusão social; organização salarial; plano de saúde; plano de cargos e salários; fim das metas abusivas; e previdência complementar.
“O nosso objetivo é unificar a luta dos bancários dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul ganhando força, lutando por melhores salários e condições de trabalho”, afirmou o diretor do SINDBAN, Aldo Luis Rocha (Fio Rocha).
SINDICATO
O diretor do SINDBAN salientou que, o principal motivo pela qual os trabalhadores não podem abrir mão do Sindicato é que são representados na luta para renovação da convenção coletiva de trabalho. Aldo Rocha acrescentou ainda que o Erban é o alicerce da Campanha Nacional dos Bancários 2013.
“Estaremos realizando uma pesquisa com todos os bancários que apontarão as suas prioridades, que serão apresentadas durante o encontro e levadas a Conferência Interestadual, marcada para junho, que posteriormente depois de amplo debate e avaliação será transmitido na Conferência Nacional em julho, que será realizada em São Paulo. O primeiro passo é definir o que os bancários querem, para depois desenhar um plano de lutas e organizar a campanha salarial, buscando assim conquistar o que a classe almeja como prioridade”, finalizou Aldo Rocha.