Entre os dias 12 e 14 de junho alunos do 1 º ano do ensino médio do Colégio Oswald, de São Paulo, permaneceram na região de Porto Ferreira, onde realizaram um estudo no qual foram abordados aspectos regionais ligados ao desenvolvimento sustentável.
O estudo buscou pesquisar as principais vocações econômicas da região, entendendo suas especificidades e sua relação com as questões ambientais. O tema central de investigação dos alunos foi a questão do desenvolvimento sustentável, mais especificadamente sobre a implantação de corredores ecológicos.
A oportunidade de conhecer como o poder público se coloca frente aos desafios da sustentabilidade, como lida com as relações entre o desenvolvimento econômico e a preservação dos recursos naturais essenciais à manutenção de uma boa qualidade de vida foi um dos pilares do trabalho.
Deste modo, foi realizada uma palestra no Anfiteatro Municipal Izaltino Casemiro, da qual participou o diretor Departamento de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Dori Américo, e o chefe da Divisão de Meio Ambiente, José Eduardo Ribeiro.
Nesta viagem de estudo também foram feitas visitas ao Parque Estadual de Porto Ferreira e algumas propriedades particulares da região, analisando a adequação ambiental destas regiões e a possibilidade de implantação de corredores de ecológicos.
O grupo foi constituído de 65 alunos do 1º ano do Ensino Médio (aproximadamente 16 anos de idade), três professores e três monitores da empresa Quíron Turismo Educacional.
Fonte: AC