Evento já tem confirmadas presenças de secretários de Estado e dirigentes das principais organizações de produtores e trabalhadores dos setores de agroenergia, biocombustíveis e bioeletricidade do País. Governador Geraldo Alckmin também foi convidado.
Prefeitos dos municípios canavieiros de todo o País e parlamentares estão sendo convidados a participarem do “Ato Público de Defesa da Cadeia Produtiva Sucroenergética”, que será promovido na tarde desta próxima sexta-feira (30), no Teatro Municipal de Sertãozinho.
As prefeituras das cidades que produzem cana-de-açúcar foram fortemente atingidas pela queda de arrecadação tributária, em razão da crise que atingiu o setor sucroenergético a partir de 2007, e que se agravou no ano seguinte com a crise econômica internacional. As indústrias de base de Sertãozinho trabalham com ociosidade de cerca de 60% e não há nenhuma perspectiva de mudança a curto prazo.
A inadimplência provocada pelo fechamento de mais de 40 usinas nos últimos meses – há perspectivas de fechamento de pelo menos mais 10 unidades industriais nesta safra, segundo a União da Indústria Canavieira (Única) – também atinge a indústria de máquinas, equipamentos, bens de capital, insumos, serviços e tecnologia, com forte impacto junto ao comércio e prestadores de serviços dos onze Estados que produzem cana-de-açúcar no País.
Os fornecedores de cana entregam sua produção às usinas com prejuízo, razão pela qual muitos já estão migrando para outras culturas. Descapitalizados e com dívidas, eles não têm acesso às linhas oficiais de financiamento como o PróRenova do BNDES. Para piorar ainda mais a situação, estes produtores tiveram problemas climáticos que reduziram a qualidade e quantidade da cana plantadas. Muitos correm o risco de perderem suas propriedades.
As usinas reclamam da falta de regras claras para o etanol, em razão da política imposta pelo governo federal através da Petrobras, que importa gasolina e a coloca no mercado interno a preços inferiores aos pagos lá fora. Esta distorção está provocando prejuízos mensais de R$ 900 milhões à estatal, e a obriga a implementar um plano de desmobilização de ativos que deve alcançar US$ 11 bilhões.
Com o fechamento de usinas e demissões na indústria de base, pelo menos 50 mil postos de trabalho foram extintos nos últimos meses. Muitos dos demitidos sequer receberam seus salários atrasados e encargos trabalhistas a que tem direito, o que provoca uma grande procura dos serviços de assistência e atendimento dos postos de saúde dos municípios.
No evento desta sexta-feira, em Sertãozinho, os participantes discutirão, com os representantes das entidades e instituições que representam a cadeia produtiva sucroenergética, saídas para a crise. Já confirmaram presença: os secretários estaduais paulistas José Anibal (Energia), Mônika Bergamaschi (Agricultura) e Bruno Covas (Meio Ambiente). O governador Geraldo Alckmin também foi convidado para participar do evento.
Apoiam o “Ato de Defesa da Cadeia Produtiva Sucroenergética” as seguintes entidades: ABIMAQ – Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos;
AMCESP – Associação dos Municípios Canavieiros do Estado de São Paulo;
CEISE Br – Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis; ORPLANA – Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro Sul; Sindicatos dos Trabalhadores da Cadeia Produtiva Sucroenergética; SIMPESPI – Piracicaba; UDOP – União dos Produtores de Bioenergia e ÚNICA – União da Indústria da Cana-de-Açúcar.
PROGRAMA
13h30 – Credenciamento e recepção às autoridades
14h05 – Abertura com pronunciamento do prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez
14h10 – Pronunciamentos da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Única), Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro Sul (Orplana), Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br) e Sindicatos dos Trabalhadores da Cadeia Produtiva Sucroenergética.
14h45 – Apresentação do Sumário Executivo
14h50 – Pronunciamentos políticos – Parlamentares, prefeitos e autoridades
16h40 – Encerramento
SERVIÇO:
Evento: Ato Público de Defesa da Cadeia Produtiva Sucroenergética
Data: 30 de Agosto de 2013
Local: Teatro Municipal de Sertãozinho
Horário: Das 13h30 às 16h40
Inscrições: Gratuitas