A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) iniciaram nesta semana a quarta etapa de capacitação do Programa São Paulo Solidário prevista para este ano. Visitadores sociais, técnicos e interlocutores municipais de mais 87 cidades do interior, incluindo Porto Ferreira, de oito Diretorias Regionais, passam por treinamento em videoconferência entre os dias 2 e 5 de setembro em cidades polos, entre 9h e 17h30.
A expectativa é preparar mais 847 pessoas em aspectos conceituais e operacionais, preparando os visitadores para três funções básicas: abordar as famílias em situação de pobreza multidimensional; aplicar o questionário elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que tem por base identificar privações além da renda, nas áreas da Saúde, Educação e Padrão de Vida; além de manipular o computador de mão (chamado de PDA) utilizado no registro das informações de cada família entrevistada.
Com o fim do treinamento, terá início as visitas casa-a-casa nos bolsões de pobreza das cidades concentradas nessa etapa (Busca Ativa). Espera-se entrevistar 185,4 mil famílias, encerrando o trabalho até outubro.
Este é o quarto grupo de visitadores capacitados. Os primeiros atenderam 315 municípios. Cerca de 340 mil famílias foram entrevistas na Busca Ativa dessas cidades. Neste semestre, o Programa São Paulo Solidário já visitou mais casas que em 2012, quando foi realizada a Busca Ativa nos 97 municípios prioritários por estarem entre as cidades de menor Índice de Desenvolvimento Social (IDH) do Estado de São Paulo.
São Paulo Solidário
O programa para superação da extrema pobreza visa promover a mobilidade social das pessoas que vivem com algum tipo de privação social. São Paulo Solidário está estruturado em três eixos: a localização feita pelo Busca Ativa; a organização dos dados resultando no diagnóstico, chamado Retrato Social; e a responsabilização efetiva de cada uma delas na superação de suas privações socioeconômicas, com a assinatura da Agenda da Família Paulista. Agora, com o Compromisso Paulista, o Estado garante apoio real para a superação das privações, a partir de investimentos pontuais nas cidades beneficiadas.
Em 2012, foi iniciado o atendimento efetivo em 97 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Paulo. Este ano são as 483 cidades do interior do Estado, que estão em fase de capacitação dos visitadores sociais e realização da Busca Ativa. A totalização dos 645 municípios paulistas será em 2014, com a inclusão das 65 cidades das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista.
Fonte: AC