As pessoas que passavam durante a semana na Praça da Matriz percebiam a movimentação no futuro Santuário Diocesano. Isso porque teve início com a retirada dos vidros coloridos, o trabalho de restauração dos vitrais da Igreja Matriz – futuro Santuário Diocesano.
Conforme relatou o pároco Luis Fabiano, o trabalho de retirada e de restauro será feito em duas etapas: primeiro, serão retirados os vitrais retangulares da parte de cima. Depois, serão retirados os vitrais redondos da parte de baixo, justamente para não comprometer a estética da Igreja Matriz de São Sebastião, durante este tempo em que os vitrais (vidros coloridos) são retirados e enviados para a sede da empresa responsável pelo restauro. O tempo previsto para a conclusão desta primeira etapa são três meses.
Trata-se de um trabalho minucioso. Cada pedaço (quadrado) de vidro colorido está sendo retirado das estruturas da janela e identificados com etiquetas para serem enviados para a fábrica, restaurados e recolocados futuramente no mesmo lugar de origem.
No lugar dos vidros coloridos que formam os desenhos, são colocados plásticos transparentes para proteção da ação do tempo (vento e chuva), o que muda a claridade e a estética da parte de dentro da Igreja Matriz até que o trabalho de restauração dos vidros sejam concluídos e colocados novamente nos devidos lugares.
Os trabalhos de restauração são acompanhados pelo reitor do Santuário eleito de São Sebastião – padre Luis Fabiano Canatta e por uma equipe constituída de leigos e leigas representando toda a Paróquia São Sebastião.
A Campanha
Este trabalho de restauro só pode ser iniciado devido a adesão do povo católico ferreirense em nova Campanha lançada no mês passado, com a aquisição dos carnês por parte dos fieis que contribuem mensalmente com a Paróquia São Sebastião.
Esta Campanha de restauração foi iniciada, após a consulta do pároco aos fieis que participam das Missas na Igreja Matriz, que concordaram com a necessidade de que os vitrais, verdadeiras obras de arte da Igreja Matriz, recebessem os devidos cuidados por parte de uma empresa especializada na área.
Fonte: Paróquia São Sebastião – Arlindo Vicente Jr.
Foto: Porto Ferreira Hoje