A Foz, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, comemora no mês de outubro dois anos de atuação no município com resultados significativos. Após investimento de R$ 6 milhões neste período, a empresa alcançou sua meta inicial de acabar com a falta de água, um dos problemas até então frequentes na cidade. Atualmente, 100% das residências da cidade são abastecidas com água potável de qualidade. Os serviços de saneamento devem avançar ainda mais na cidade, já que a Foz acaba de anunciar mais R$ 24 milhões em investimentos para os próximos dois anos.
“São dois anos de investimentos e ampliações das redes de água e esgoto do município, e os resultados já começam a refletir no dia a dia da população. Hoje, as famílias não precisam mais conviver com a falta de água nas torneiras de suas casas. Com os novos investimentos já programados, nosso objetivo é que Porto Ferreira se torne uma referência em saneamento básico”, destaca Márcio Tanajura, diretor da Foz.
Para garantir o abastecimento integral e a qualidade da água para a população, a Estação de Tratamento de Água (ETA) esta sendo ampliada, para aumentar sua capacidade de tratamento de 170L/s para 250L/s, garantindo assim a capacidade necessária ao fornecimento á população. Também foram realizadas obras de melhorias em 11 reservatórios, além da construção de mais três outros com capacidade de armazenamento de 250 mil litros cada, totalizando 750 mil litros de água.
Avanços no sistema de esgoto
No sistema de esgotamento sanitário, os investimentos feitos pela Foz já garantiram coleta e afastamento para 96% dos moradores. A ampliação da rede exigiu ainda melhorias nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Santa Rosa, para dar o suporte necessário ao volume coletado. A ETE tem capacidade para tratar apenas 4% do esgoto gerado pela cidade, o que motivou a intensificação das obras na nova ETE Fazendinha, que tratará 100% do esgoto coletado.
No momento, Porto Ferreira conta com uma rede de água de 256 quilômetros de extensão, e 253 quilômetros de rede de esgoto. “Oferecer infraestrutura plena é nosso compromisso com a população de Porto Ferreira”, comenta o diretor da Foz.
Programas socioambientais
Além de investir na ampliação dos serviços, a Foz desenvolve uma série de programas socioambientais para promover a consciência ambiental dos jovens do município. Alunos de escolas públicas, particulares e universidades podem visitar a ETA para conhecer todo o processo de tratamento de água, desde sua captação até a distribuição.
A Foz também realiza palestras nas comunidades e escolas, levando dicas importantes sobre saneamento e meio ambiente. Os participantes recebem cartilhas com informações sobre a importância da água no mundo, limpeza da caixa d’água, como identificar vazamentos, rede de esgoto, qualidade da água, entre outras.
O Projeto Olho Vivo – Água e óleo não se misturam, visa à coleta e destinação adequada do óleo de cozinha usado, objetivando a preservação dos mananciais, do solo, alem de evitar entupimentos nas redes de esgoto.