Foto: Divulgação – Madrigal Gaudete na inauguração do Pindorama Lounge
Porto Ferreira participa neste final de semana da Fase Regional do Mapa Cultural Paulista, um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior, disputando com cidades da região em duas categorias.
Em Descalvado, acontecerá neste sábado (05) a apresentação do CANTO CORAL, onde Porto Ferreira estará representado pelo Madrigal Gaudete.
O evento acontece a partir das 19h30 no Museu Público de Descalvado (Antigo Cinema), localizado na Av. D. Pedro II, s/nº.
Em São Carlos, será realizada no domingo (06) a Fase Regional da categoria MÚSICA INSTRUMENTAl.
O evento acontece às 15 horas, no SESC São Carlos, localizado na Av. Com. Alfredo Maffei, 700, Jardim Gilbertoni.
Porto Ferreira estará representado por Virado Paulista, e concorrerá com representantes de Descalvado (Acorde – Cordas da Cultura de Descalvado), Matão (Geovani dos Reis) e São Carlos (Duo Corda Soprada).
CLASSIFICADOS PARA A FASE FINAL
Porto Ferreira já conquistou duas participações para a Fase Final do Mapa Cultural Paulista
O escritor ferreirense Luiz Bispo Maria conquistou o primeiro lugar na fase regional do Mapa Cultural Paulista, categoria Literatura, com dois trabalhos: a poesia “Morfina” e a crônica “Tempo do Rosário”.
No último domingo (29/09) o fotógrafo Thiago Fontes venceu em São Carlos na categoria Artes Visuais – Fotografia, com a série de três fotografias da série “Alquimia”.
MAPA
Criado em 1995, o Mapa Cultural Paulista tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural. O programa objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo e, ao mesmo tempo, estimular a participação de seus municípios em atividades culturais.
Durante a realização do evento, são selecionados artistas para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases, em 13 regiões do Estado (Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Bauru, Campinas, Grande São Paulo, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Vale do Ribeira). Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que estão inseridos e, ao final, na Fase Estadual, apresentam-se na capital paulista.
A partir da Fase Estadual serão produzidos os materiais de registro desta edição, composto por antologia, catálogo, CDs e DVDs, que serão entregues em forma de premiação. Depois, cabe à comissão de seleção definir os selecionados de cada uma das expressões, aos quais serão atribuídos prêmios de circulação no ano de 2014.
O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura.