Levar ao público adulto reflexões filosóficas, experiências de vida e histórias de Rubem Alves, educador, psicanalista, teólogo e escritor brasileiro, que aborda temas educacionais, existenciais e religiosos.
Este foi o objetivo do evento “Cardápio Rubem Alves”, apresentado por Silvionê Chaves no salão social do Clube de Campo das Figueiras, na noite do último dia 23 de outubro, a educadores da rede pública e convidados, numa promoção do Departamento de Educação da Prefeitura de Porto Ferreira. Entre as autoridades presentes estavam o vice-prefeito Dr. Carlos Eduardo Miguel da Silva e a vereadora Patrícia Marques (DEM), além da diretora de Educação, professora Maria Regina Nascimento Nery.
O evento apresentou alguns “pratos” de maneira lúdica, poética e, como não podia deixar de ser, cheios de exemplos que remetem aos grandes pensadores e nos a compreender o mundo e a conviver de maneira mais humana e afetuosa.
Encenação
Um garçom recebe a plateia como se estivesse entrando para um restaurante. No centro do palco encontra-se uma mesa e sobre ela os pratos que serão oferecidos para o público.
Cada prato representa simbolicamente o alimento a ser oferecido. Os símbolos escolhidos foram a ampulheta, a pipoqueira, a raquete de tênis, a gaiola, um brinquedo, uma máscara neutra, uma orelha grande e um ninho.
Cada símbolo é apresentado ao público ao longo do espetáculo, pois assim o tema trabalhado através da imagem simbólica será melhor apreendido. Após a apresentação de todos os pratos o garçom cobre a mesa com um pano branco transparente, cujo significado simbólico será interpretado por cada espectador.
A dramaturgia de “Cardápio Rubem Alves” foi elaborada a partir dos seguintes livros da Papirus Editora: “Alegria de Ensinar”, “Concerto para Corpo e Alma”, “Desfiz 75 anos”, “Retratos de Amor” e “O amor que acende a lua”.
Fonte: AC