No próximo Domingo, dia 24 de Novembro, a partir das 9h da manhã, acontece a Solenidade de elevação da Igreja Matriz ao grau de Santuário Diocesano com os atos públicos e a Celebração Eucarística presidida pelo nosso bispo Diocesano Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, concelebrada pelo reitor do Santuário Padre Luis Fabiano Canatta e com a presença de demais padres e convidados de toda a Diocese de Limeira.
Será uma data muito especial para o povo católico ferreirense que verá um dos cartões postais da cidade, sendo elevada ao grau de Santuário Diocesano. Para isso, vários foram os preparativos ao longo dos meses para que esta data acontecesse. O pedido foi feito pelo pároco Luis Fabiano ao bispo diocesano por ocasião do Jubileu dos 120 anos de evangelização da Paróquia São Sebastião em Porto Ferreira, ocorrido em Janeiro de 2012. Desde então, aconteceram alguns trabalhos de restauração e melhorias do templo erguido a partir de 1952: restauração do Campanário da torre oeste da Igreja Matriz com a compra de três novos sinos e restauro dos dois já existentes; o restauro das imagens principais que compõe o presbitério de Cristo crucificado e do Padroeiro São Sebastião; o restauro das portas laterais de madeira da Igreja Matriz; e recentemente, a retirada dos vitrais da parte de cima da Igreja Matriz que também foram encaminhados para o restauro.
Também foi apresentado para a ocasião, o brasão do Santuário Diocesano de São Sebastião e ainda, a confecção de um local para hasteamento das bandeiras do Brasil, do Vaticano, do Estado de São Paulo, do município de Porto Ferreira e do Santuário Diocesano; que serão hasteadas nas Solenidades acontecidas na Igreja Matriz, que pode ser visto no lado oeste (do lado da Rua Dona Balbina).
Uma data muito feliz
Neste dia 24 de Novembro, a Igreja no mundo todo celebra a Solenidade de Cristo Rei do Universo, por ser o último Domingo do Tempo Comum.
Também nesta data, acontecerá o encerramento do Ano da Fé, decretado pelo Papa Emérito Bento XVI em 2012, no âmbito mundial. Várias foram as iniciativas da Igreja no mundo todo para celebrar o Ano da Fé. Segundo nosso bispo diocesano, a escolha desta data por parte do pároco e futuro reitor do Santuário Padre Luis Fabiano Canatta, foi muito feliz, pois irá coroar todo um período de aprofundamento da nossa fé, inclusive na Igreja Diocesana.
O que é um Santuário Diocesano?
Segundo o Código de Direito Canônico, um documento normativo da Igreja Católica Apostólica Romana em seu nº1230, lê-se: “sob a denominação de santuário, entende-se a igreja ou outro lugar sagrado, aonde os fieis em grande número, por algum motivo especial de piedade, fazem peregrinações com a aprovação do Bispo Diocesano”.
De acordo com o reitor do Santuário (outra mudança significativa em que o pároco pode ser chamado de reitor): “Sabemos que a palavra ‘santuário’ deriva do latim “sanctus”, assim sendo, compreendemos que uma igreja quando recebe esse titulo, é para expressar a santidade, a sublimidade desse local litúrgico-celebrativo. Um santuário, por vocação, deve ser este local sublime do encontro com Deus. Quer seja pela celebração dos sacramentos, quer seja pelos simples sinais dos sacramentais. Por isso, todos os nossos esforços serão empregados nesse objetivo, favorecer os fiéis a se encontrarem com Deus criador de tudo e de todos, a buscarem o crescimento e amadurecimento da fé”, disse o padre Luis Fabiano nas palavras de abertura do Ritual de Elevação da Igreja Matriz.
Ou seja, depois da elevação da Igreja Matriz, será oferecida ao povo de Deus maior participação na Celebração Eucarística que será diária e Celebração dos Sacramentos, principalmente, o Sacramento da Reconciliação – a confissão sacramental.
Explicação da composição do Brasão Heráldico
Todo brasão congregacional é dividido por dois elementos: 1) o escudo e 2) os elementos heráldicos que classificam o grau administrativo da congregação ou igreja. Os elementos que estão na parte de fora do escudo é padrão estabelecido e legislado, não podendo ser mudado ou alterado, já os elementos que estão na parte de dentro são livres para serem desenhados com aquilo que identificam o Santuário Diocesano.
Na parte de cima vemos as insígnias do bispo diocesano: a cruz decussada (cruzada) com o báculo, encimados pela mitra. As cores do timbre são próprias de um bispo, que são as peças em ouro e o fundo púrpuro, as cores heráldicas de um bispo.
Vemos no lado esquerdo do escuro, as letras “A” e “M” sobrepostas que significam a saudação mariana “Auspicios Mariae”, ladeado de 12 estrelas, significando a presença de Nossa Senhora em nossa fé, assim como a representação das três paróquias marianas de Porto Ferreira (Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Assunção e Nossa Senhora Rosa Mística) nascidas da Paróquia São Sebastião.
Já no lado direito, se fazem presente as flechas que simbolizam o martírio de São Sebastião, o nosso padroeiro, tendo como fundo a cor vermelha simbolizando seu sangue derramado em defesa da fé em Jesus Cristo. Na parte de baixo, vemos representadas as águas do Rio Moji Guaçu, uma homenagem aos ferreirenses, já que a cidade de Porto Ferreira nasceu às margens do rio. E por fim, o listel com o nome de Santuário Diocesano de São Sebastião.
Histórico da Igreja Matriz
A Igreja Matriz está localizada na Praça Cornélio Procópio (praça central de Porto Ferreira-SP), contendo um valor cultural muito grande para a cidade. Sua pedra fundamental foi lançada em 20 de janeiro de 1952. No dia 22 de novembro de 1953, foi realizada a primeira Missa, mas o término da sua construção demorou ainda alguns anos, pois o piso e o relógio foram instalados em julho de 1957, os vitrais em 1958.
Toda a pintura na parede frontal da Igreja Matriz, com cenas da vida do Padroeiro São Sebastião, foi pintada em 1962, pelo artista Antônio Maria Nardi, de Bologna-Itália.
Em 2012, o Campanário da Igreja Matriz foi reinaugurado com a colocação de 2 novos sinos e a restauração dos 3 que já existiam. Em Celebração presidida pelo pároco, os sinos foram batizados com os respectivos nomes: São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Assunção, Beato João Paulo II e Bento XVI; em uma Campanha motivada pelo nosso pároco atual, Padre Luis Fabiano Canatta.
No dia 26 de Janeiro de 2012, também fazendo parte das comemorações dos 120 anos da Paróquia, nossa Igreja Matriz de São Sebastião – um dos patrimônios e cartões postais mais bonitos de Porto Ferreira – foi Dedicada durante Missa presidida pelo nosso Bispo Diocesano.
Fonte: Paróquia São Sebastião – Arlindo José Vicente Jr.