Será liberado no final da tarde de hoje (04/12) o tráfego na nova ponte que o município construiu com recursos próprios no quilômetro 7 da estrada vicinal Sebastião Virgílio de Carvalho, mais conhecida como “estrada do Brejão”.
Desde o final de semana foram realizadas as obras de pavimentação, finalização e sinalização de solo. Antes da liberação, deve ser feita uma última limpeza no local. O Departamento de Obras e Serviços Municipais também realizou uma pequena reforma nas muretas de outra ponte que fica cerca de 200 metros dali.
O projeto da ponte previu uma estrutura reforçada para dar conta do tráfego de caminhões pesados, principalmente aqueles que transportam cana-de-açúcar. Segundo João Batista, o investimento na nova ponte deve ficar entre R$ 70 mil e R$ 80 mil. “Caso fosse feita por uma empresa terceirizada, o custo aumentaria no mínimo três vezes”, explica.
A obra, que a princípio era para ser apenas uma reforma do pavimento e da estrutura da ponte, teve de ser alterada e uma nova passagem foi construída no local. “Quando iniciamos os trabalhos para tentar recuperar a ponte, percebemos que a estrutura estava condenada. Portanto, para maior segurança de todos, fizemos o projeto de uma nova ponte”, explica o diretor.
Esta alteração no projeto inicial também modificou o prazo para a realização da obra, que ficou mais extenso. Com a nova ponte, o espaço vai ganhar cerca de 2 metros de largura, melhorando as condições de tráfego no local, inclusive com passagem própria para pedestres, que não havia na ponte antiga.
O trecho que está interditado desde 22 de julho para obras fica entre Porto Ferreira e o distrito de Santa Cruz da Estrela, pertencente ao município de Santa Rita. Porém, a estrada é uma ligação muito utilizada entre o município ferreirense e Tambaú.
Fonte: AC