De acordo com a chefe de Gabinete da Prefeitura de Porto Ferreira, Fernanda Barcellos Bortolini Costa, a prefeita Renata Braga determinou a retirada da Câmara Municipal do projeto de lei complementar 7/2013, que dispõe sobre a taxa de coleta, remoção e destinação de lixo.
A determinação ocorreu na terça-feira (03/12) e foi protocolada no Poder Legislativo local na manhã de quarta-feira. A chefe de Gabinete informou que foram feitos estudos técnicos para melhorar a limpeza pública de Porto Ferreira, cujo quadro caótico encontrado pela atual Administração no início do ano gerou grande preocupação.
Segundo esses estudos, uma maneira de melhorar a realização do serviço seria aumentar o valor da taxa de coleta, remoção e destinação de lixo, que estava defasado. Porém, por decisão da prefeita Renata Braga, o projeto foi retirado para não onerar o contribuinte.
No entanto, serão estudadas outras alternativas com o objetivo de melhorar o serviço de limpeza pública no município. Entre as principais dificuldades do setor estão a falta de pessoal (mão-de-obra) e equipamentos.
“A forma como encontramos a limpeza pública este ano, sem perspectivas orçamentárias para sua melhoria, foi vergonhosa. Veículos quebrados ou sucateados, falta de funcionários e até mesmo de equipamentos, como vassouras, para se ter uma ideia de que ponto chegou a situação”, comenta Fernanda.
Fonte: AC