Operação Saturação da GCM faz abordagens na praça Ana Maria Libertucci Salzano (rodoviária), uma das ações destacadas em 2013
A Divisão de Segurança Pública da Prefeitura de Porto Ferreira divulgou esta semana um balanço das ocorrências registradas no município pela Guarda Civil Municipal até as 12 horas de hoje (18/12): foram 5.420 atendimentos em toda a cidade, que resultaram na confecção de 327 boletins de ocorrência.
Entre as principais ocorrências, foram registrados:
Furtos – 32
Roubos – 4
Tráfico de entorpecentes – 3
Veículos recuperados de furtos/roubos – 14
Menores apreendidos por ato infracional – 16
Agressão à mulher – 1
Armas de fogo apreendidas – 1 verdadeira e 2 simulacros.
A GCM, no atual governo, desenvolveu também um projeto na área de esportes, denominado “Projeto de Socialização e Integração Através do Esporte”. O responsável é o GCM Assis (bacharel em Educação Física), que atende 40 crianças e adolescentes na Etec Professor Jadyr Salles.
Também foi desenvolvido nas escolas municipais o Projeto de Proteção Escolar. Os responsáveis são os GCMs Dresler (bacharel em Teologia) e Messias (gestor em Segurança Pública) que atendem, a princípio, três escolas municipais (“Professora Ruth Barroso Teixeira”, “Professor Agostinho Garcia” e “Caic Professor João Teixeira”. Ali, ministram palestras para os alunos nos variados temas, como cerol, dengue, drogas, entre outros.
A GCM ainda atuou nas escolas com todo o efetivo, dando apoio nos horários de entrada e saída dos alunos, coibindo brigas e tráfico de drogas defronte as unidades.
“Regularizamos toda a documentação referente ao funcionamento da GCM, bem como dos registros das armas (Craf), que se encontravam atrasados desde 2009. Foram adquiridos equipamentos para controle de distúrbios civis (escudos, caneleiras, cassetetes e capacetes), extremamente necessários para o acompanhamento de manifestações populares e competições esportivas”, comenta o chefe da Divisão de Segurança Pública, Manoel Marcelino.
“Também adquirimos uma câmera digital para registro dos serviços e ocorrências, bem como coletes balísticos para o efetivo, pois boa parte do acervo estava vencida desde 2011, além de aquisição de fardamento completo para todo o efetivo, uma vez que a última compra fora realizada em junho de 2010”, completou Marcelino.
Fonte: AC