Os primeiros meses do ano são marcados por um período de fortes chuvas, o que acarreta alguns transtornos na rede de esgoto. A Foz, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, alerta os moradores sobre a importância de assegurar o destino correto das águas pluviais, evitando que o esgoto retorne pelos ralos das residências.
Ao construir os imóveis, muitas pessoas, erroneamente, direcionam os ralos de quintais e corredores para a rede de esgoto. Como o sistema não está dimensionado para receber o volume de água gerado pelas fortes chuvas, ocorre o retorno desta água misturada com o esgoto. Além de problemas estruturais nos imóveis, e a necessidade de manutenções emergenciais na rede, o retorno do esgoto pode aumentar o risco de os moradores contraírem doenças de pele, diarreia, leptospirose, hepatite, entre outras.
A Foz alerta para a importância dos moradores verificarem se a água da chuva que entra pelos ralos é escoada para a sarjeta da rua e, posteriormente, para o bueiro mais próximo. É importante lembrar que o decreto 5916/75, do governo do Estado de São Paulo, proíbe a introdução direta ou indireta de águas pluviais nos ramais domiciliares de esgotos sanitários.