Após dois anos de atuação e investimentos da Foz, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, o município alcançou a universalização do abastecimento de água, o que exigiu a ampliação da capacidade de tratamento e produção. Em 2013, a concessionária registrou a marca de 6,7 bilhões de litros de água potável produzida. A média nacional de consumo de água é de seis mil litros por pessoa.
Para atender a demanda crescente da população, Porto Ferreira tem duas Estações de Tratamento de Água (ETAs) operando: a Oswaldo da Cunha Leme; e a Correa Porto. Além disso, o município possui 16 reservatórios de água, garantindo a capacidade de armazenamento de até 5,9 milhões de litros antes de bombeá-los para a rede de distribuição. Para complementar o abastecimento, alguns bairros são atendidos pelos poços do Cuca Fresca e Águas Claras, que recebem o tratamento com cloro e flúor antes do fornecimento.
A ETA Oswaldo da Cunha Leme, que tem maior capacidade de tratamento, chega a produzir 18 milhões de litros por dia, abastecendo 90% dos bairros da cidade. Os moradores do Centro, Jardim Salgueiro, Parque Lagoa Serena, Jardim Alto do Serra d’água, Serra D’água, Jardim Aeroporto, Parque Residencial do Redentor, Jardim Botafogo, Santa Cruz, Jardim Vila Real, Jardim Residencial Las Palmas, Parque Residencial Porto Belo I e II, Jardim Centenário, Jardim Paschoal Salzano, Vila Nova, Vila Daniel, Jardim Primavera, Jardim Anésia I e II, Águas Claras, Santa Marta, Vila Maria, Jardim Areia Branca e São Manoel são contemplados por esta ETA.
Com atuação complementar, a ETA Correa Porto abastece 16 bairros de Porto Ferreira, junto com a ETA Oswaldo da Cunha Leme. A água produzida pelas duas estações é fornecida para os moradores da
Vila Sibila, Porto Novo, Jardim Independência, Jardim Anibal, Jardim Sérgio Dorneles de Carvalho, Vila São Pedro, Jardim Bandeirantes, Jardim Jandira, Jardim Modelo, José Gomes, Estância dos Granjeiros,
Jardim Vitória, Vila Rosário, Estância Porto Alegre, Porto dos Ipês e Porto Seguro. Os bairros da Cuca Fresca e Estância Flávia são atendidos pelo Poço Cuca Fresca, enquanto os moradores do Águas Claras recebem água tratada pelo Poço Águas Claras.
A Foz alerta a população do município quanto à importância do combate ao desperdício e do estímulo ao consumo consciente, especialmente no verão, quando a demanda por água tende a aumentar em função do calor e da baixa umidade do ar.