Fotos: 1Sgt Marcos Murta e Sd Zerbeto
No dia 10 de fevereiro de 2014, o 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Pirassununga, sob o comando do Tenente Coronel Alexandre de Oliveira Moço, completou sessenta e nove anos de existência. As comemorações tiveram início com a celebração de cultos religiosos e a formatura alusiva a data. Prestigiou a solenidade o Comandante Militar do Sudeste e muitas outras autoridades civis e militares, da ativa e da reserva, além dos familiares de militares do Regimento, estreitando assim, as relações e a integração da família militar com a sociedade de Pirassununga.
Histórico
O nascimento do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado aconteceu em 10 de fevereiro de 1945 com a criação do então Núcleo de Batalhão de Carros de Combate da Divisão Motomecanizada, que recebeu o nome, meses depois, de 2º Batalhão de Carros de Combate.
Em 1961, este batalhão foi transferido para o município de Valença, no Rio de Janeiro e, em 1972, recebeu a designação de 2º Regimento de Carros de Combate com a transferência da sede para Pirassununga, em 05 de janeiro de 1973, ocupando as instalações deixadas pelo 17º Regimento de Cavalaria, tradicional Unidade Hipomóvel do Exército, que se transferiu para Amambai em MS.
A junção do 2º Regimento de Carros de Combate e do 11º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado deu origem ao 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado, passando a ser orgânico da 11 ª Brigada de Infantaria Leve, com sede em Campinas – SP.