A prefeita Renata Braga exonerou ontem (19/02) 33 servidores que ocupavam os cargos de assessor para assuntos administrativos, urbanos e sociais, cargos estes em comissão (de livre nomeação e exoneração pela chefe do Executivo).
Os cargos, que foram criados em 2011, estavam sendo analisados pela prefeita e equipe jurídica desde o final do ano passado. Seguindo estudos jurídicos, Renata Braga decidiu exonerar todos os ocupantes por contenção prudencial de custos e despesas com pessoal.
“Procuro atuar de forma transparente, mesmo quando às vezes, para isto, necessário se faz demitir pessoas pelas quais tenho grande respeito e afeto”, disse a prefeita Renata Braga.
Limpeza pública
Outra ação tomada pela prefeita com relação ao funcionalismo diz respeito aos servidores que atuam na limpeza pública. Desde janeiro de 2013 Renata Braga e equipe procuram encontrar meios de fazer o serviço de forma mais intensa.
Ocorre que o Departamento de Obras e Serviços Municipais, responsável pela Limpeza Pública, não dispunha de funcionários suficientes para tanto.
Após providenciar alarme monitorado e seguro em vários próprios públicos, foi possível, num primeiro momento, convocar o retorno de 14 servidores ocupantes de cargos ligados ao Departamento de Obras, para que estes se apresentassem e fosse possível ampliar o número de servidores atuando na limpeza pública.
A Prefeitura já iniciou ações voltadas ao monitoramento por câmeras, elaborando projeto neste sentido, cadastrando locais e sondando meios para captação de recursos para o devido custeio.
A prefeita pretende colocar o máximo possível de servidores para atuar na limpeza pública, mas para isto depende de algumas ações que protejam os próprios públicos.
“A cidade necessita de trabalho maciço de limpeza em ruas e avenidas, mas para isto tive que proteger os próprios públicos, providenciar seguro, alarme monitorado e iniciar ações para intensificar o serviço de limpeza”, disse a prefeita Renata Braga.