Uma comissão ferreirense visitou a sede da Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto no dia 11 de fevereiro com o objetivo de conhecer os projetos de valorização e inclusão dos profissionais que trabalham em creches na carreira do magistério.
Eles foram recebidos pela secretária de educação, Professora Maria Débora Vendramini Durlo, pela assessora técnica Professora Romeri de Godoy Pileggi e por técnicos da repartição.
A comissão foi formada pelo vereador Rômulo Rippa, por técnicas do Departamento de Educação, por representante do sindicato dos servidores municipais, monitoras de creche e agentes de desenvolvimento infantil (ADIs).
Maria Débora falou do trabalho burocrático e legalista que é necessário para realizar a inclusão. “Desde a Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes Básicas da Educação a creche não faz mais parte da Assistência Social, e sim da Educação, a maioria dos municípios ainda não se adaptaram a essa realidade”, disse.
Já Romeri Pileggi, que foi a responsável pela elaboração dos estatutos e planos de carreira do magistério que incluíram os educadores das creches na classe do magistério, destacou que as conquistas alcançadas pela classe na atualidade são fruto de uma luta de muitos anos.
“Os primeiros projetos que incluíram os educadores das creches na legislação municipal do magistério são de 2004, e só agora em 2012 é que realmente alcançamos totalmente nosso objetivo”, afirmou ela.
A comissão ferreirense ainda irá visitar outros dois municípios para conhecer seus projetos e poder formular uma proposta para a rede municipal ferreirense. As próximas visitas devem ocorrer dentro do próximo mês.