Após 120 dias de trabalho, como previa o cronograma, a pintura que revitalizou todo o prédio do Hospital Dona Balbina (HDB) foi concluída no último dia 21 de fevereiro, dentro das comemorações dos 90 anos de fundação da Irmandade de Misericórdia de Porto Ferreira (IMPF), mantenedora do HDB.
A conclusão foi comemorada com um encontro simbólico entre os funcionários e administradores do hospital, os trabalhadores que atuaram no projeto, os parceiros e os colaboradores na frente da escadaria da antiga entrada da santa casa. Uma fotografia eternizou a confraternização. O diretor-superintendente da Cerâmica Porto Ferreira, Nilton Arnoni, representou os empresários no evento.
“Estamos diante da experiência de compartilhar com a sociedade o que fizemos para colorir e revitalizar o hospital porque se trata de uma somatória de esforços de todos os nossos colaboradores, parceiros e empresários, que entenderam o compromisso da nossa instituição e nos ajudaram com a nossa responsabilidade”, afirmou Paulo Sérgio Fávaro, provedor do Hospital Dona Balbina.
A Irmandade foi adotada pelo projeto “Tudo de Cor Para Você”, da fabricante de tintas Coral, uma marca da multinacional Akzonobel. Foi a primeira entidade da cidade a participar ativamente dessa ideia que esbanja cores e oferece mais vida em fachadas históricas de todo o País.
Segundo os administradores do hospital, o projeto começou a tomar forma em 2012 e após todos os procedimentos, que incluiu treinamento para dezenas de profissionais, foi iniciada a obra no dia 7 de outubro.
A construção é datada do século 20 e o prédio existe há mais de 90 anos. A administração do hospital fechou uma parceria com a empresa Coral que doou os produtos para cobrir toda a alvenaria externa. No total foram revestidos mais de 4.611 metros quadrados.
Foram utilizados mais de 2.100 litros de tinta, sendo 922 litros de látex Decora Cores, mais 1,1 mil litros de fundo preparado para ser aplicado nas paredes sobre a pintura de cal que precisou ser tratada, além de 64 litros de Coralit Zero Odor (tinta a óleo) para 623 metros quadrados de esquadrias metálicas, e massa de textura para a restauração dos pontos mais críticos. Todos os produtos foram fornecidos em parceria com a Wan Tintas, do empresário Janderson Hass.
A Irmandade de Misericórdia de Porto Ferreira forneceu materiais como lixa, pincel, fitas, rolos, e a mão de obra. Todos os recursos foram obtidos por meio de uma campanha junto à sociedade ferreirense com a doação de valores junto à Central de Doações. A administração do HDB também contou com o apoio das empresas ferreirenses que contribuíram diretamente para o pagamento dos custos.
De acordo com a Coral, trata-se da maior iniciativa socioambiental realizada pela empresa que atua no mercado de tintas. Com o objetivo de colocar em prática a missão da empresa de levar cor para a vida das pessoas, o projeto leva alegria para a comunidade local por meio das cores.
Além do Hospital Dona Balbina, outras localidades no Estado de São Paulo foram contempladas, como a Vila Antônio de Almeida Campos, em Salto, o bairro do Bixiga, na Capital, e as casas, a capela, o Centro Comunitário e a brinquedoteca da Ilha Diana, em Santos, no litoral paulista.