Seguindo sua política de transparência na gestão do saneamento básico de Porto Ferreira, a Foz, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, enviará aos clientes, a partir do dia 13 de março, o “Relatório Anual de Qualidade da Água 2013”. O documento assegura que a água distribuída na cidade atende a todos os parâmetros de qualidade necessários para o consumo humano. A inciativa da concessionária está em conformidade com a portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde, que decreta o direito dos consumidores de receberem informações sobre a qualidade da água distribuída.
“Mais do que cumprir uma exigência legal, o relatório é uma forma de mostrar nosso comprometimento com a saúde e o bem estar dos moradores de Porto Ferreira, atestando a qualidade da água e garantindo a tranquilidade quanto a sua procedência”, destaca Márcio Tanajura, diretor da Foz.
A qualidade da água distribuída em Porto Ferreira é assistida 24 horas por dia desde a sua retirada do manancial, até chegar aos clientes onde será consumida. Este monitoramento tem início desde a sua captação ainda como água bruta, passando pelos processos de tratamento e distribuição, onde diversos parâmetros são analisados e acompanhados, garantindo assim que a água a ser distribuída atenda aos padrões de potabilidade. Além disso, a concessionária implantou um sistema de dosagem de flúor nos poços Águas Claras e Cuca Fresca, melhorando as propriedades da água.
No armazenamento da água para distribuição, a Foz construiu novos reservatórios, realizou manutenções preventivas em outros existentes e a realização de limpezas e desinfecções periódicas. Ao mesmo tempo, foram realizados treinamentos intensivos de capacitação para todos os operadores do sistema de abastecimento. Após garantir os processos de captação e tratamento, a concessionária realiza o monitoramento da qualidade da água distribuída em pontos estratégicos na rede de abastecimento, por meio do Laboratório Móvel. Equipamentos de última geração, voltados para o controle de qualidade operacional e de análises laboratoriais também foram adquiridos, proporcionando maior precisão aos resultados dos parâmetros controlados.
“Importante ressaltar a qualidade da água distribuída ao longo do ano, onde a grande maioria das amostras de água da rede de distribuição apresentaram resultados dentro dos padrões de potabilidade”, destaca Márcio.
Conforme aponta o relatório de 2013, durante o abastecimento não foram identificadas alterações que caracterizassem efeitos adversos à saúde dos clientes. Os parâmetros cor, turbidez e ferro, afetam somente a qualidade organoléptica da água, ou seja, o aspecto visual, não causando nenhum problema à saúde. Estas alterações foram corrigidas no mesmo momento em que identificadas.
A cidade de Porto Ferreira é abastecida pelas águas do Rio Mogi Guaçu, Lagoa Correa Porto e Córrego Cuca Fresca, além dos poços Águas Claras e Cuca Fresca. A concessionária monitora e analisa constantemente os mananciais, não identificando, ao longo de 2013, variações na qualidade da água.