A Prefeitura gasta atualmente mais de R$ 860 mil com pagamento de aluguéis em Porto Ferreira. A informação, segundo ofício do Gabinete do Prefeito Municipal enviado a Câmara Municipal na última semana, aponta que 28 imóveis particulares são locados pela municipalidade para instalar sedes de departamentos e repartições públicas.
O levantamento foi realizado pelo Departamento Municipal de Administração em resposta ao Requerimento nº 62/2014, de autoria do vereador Rômulo Rippa. No questionamento parlamentar, além dos valores específicos de aluguéis para cada imóvel, também foi requerida a informação de que projetos, programas ou repartições públicas municipais funcionam em cada endereço.
O vereador Rômulo Rippa afirmou defender o princípio da economicidade. “Os departamentos e repartições públicas municipais precisam ser remanejados, e os edifícios públicos racionalizados ao máximo, para diminuirmos os gastos com aluguéis”, disse ele.
O último levantamento de aluguéis divulgado foi em 2011. Naquele ano, a Prefeitura de Porto Ferreira gastava cerca de R$ 690 mil com o pagamento de 29 imóveis para abrigar as repartições públicas sem prédio próprio.
Segundo a planilha apresentada, o aumento de quase R$ 200 mil é devido a locação de novos imóveis, com maior valor comercial, e ao reajuste de alguns contratos efetuados acima do IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado), método comum de reajuste na maioria de contratos de aluguel.
Segundo Rippa, o questionamento é realizado anualmente para um maior controle por parte do Legislativo das despesas realizadas com o pagamento de aluguéis. “Uma administração pública eficiente é aquela que gasta mais com o cidadão, e menos com a máquina pública e com o governo”, concluiu o vereador.
Fonte: http://www.facebook.com/romulorippa