O projeto de castração de animais (cães e gatos) da Prefeitura de Porto Ferreira encerrou o primeiro mês de atividades com a realização de um total de 33 cirurgias: 31 cachorras e duas gatas. O projeto teve início no dia 17 de fevereiro e é resultado de uma decisão tomada ainda em 2013 em audiência pública.
Nesta primeira etapa, o trabalho está sendo focado nos animais que perambulam pela área do Aterro Sanitário São Vicente, por ser um local que apresenta uma situação delicada, com muitas cadelas dando crias e, por consequência, deixando muitos filhos abandonados à própria sorte.
A Prefeitura, por meio de uma compra direta de serviço de um veterinário vencedor do processo, deu início ao projeto tão esperado por grande parcela da população ferreirense, principalmente por aqueles que se preocupam com os animais de rua.
O projeto tem o apoio de voluntário da ONG Bicho Sem Grana e do Movimento Pró Animal, que ajudam no recolhimento dos animais, cuidados com o pré e pós operatório e com empréstimos de material.
O que é
A castração é um procedimento cirúrgico relativamente seguro e que favorece a rápida recuperação do animal (aproximadamente uma semana). É executado com anestesia geral, o que proporciona ao animal o mínimo de desconforto.
Nesta cirurgia são retirados os ovários e o útero em fêmeas e os testículos em machos, órgãos responsáveis pela reprodução. Os cães e os gatos podem ser castrados a partir dos seus 4 meses de idade, sem que isto interfira no seu desenvolvimento normal.
Fonte: AC