No último domingo passado (30/03) o Departamento de Cultura e Turismo de Porto Ferreira organizou a 2ª Batalha da Cultura Hip Hop, evento de dança ocorrido no Ginásio de Esportes Adriano José Mariano e que reuniu grupos de mais de 10 cidades do Estado de São Paulo.
A prefeita Renata Braga, após presenciar o acontecimento do domingo, esclareceu que propostas deste tipo, iniciadas em sua gestão, visam valorizar a proteção da diversidade cultural presente em nosso município. “Os jovens do hip hop de Porto Ferreira merecem espaço, auxílio e proteção para o desenvolvimento desta manifestação cultural que reflete a linguagem dos bairros periféricos”, esclareceu Renata Braga à reportagem.
De acordo com o chefe da Seção de Cultura, Renan Arnoni, a população de Porto Ferreira, juntamente com as instituições culturais, tem o dever de identificar quais são as diversas culturas presentes na localidade e buscar garantias que visem à sua preservação, tendo em vista que o processo de globalização tende a suprimir a cultura das minorias. “No passado, tínhamos cavalhadas, catiras, entre outras. Nada foi feito e muitas manifestações culturais desapareceram, gerando uma perda identitária”, salientou Renan Arnoni.
O grupo da cultura hip hop de Porto Ferreira realiza seus treinos onde funcionava o Núcleo Verde É Vida (antigo Matadouro), de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas.
Fonte: AC