O Movimento Regional Apartidário de Repúdio ao Presídio em Sta Cruz da Conceição e a ADTURSI – Associação de Desenvolvimento do Turismo da Serra do Itaqueri realizaram no dia 23/04, quarta-feira, o evento “INTEGRAÇÃO DE EMPRESÁRIOS”, onde estiveram presentes autoridades local e de Analândia, o assessor José Antonio Bacchim do Deputado Estadual (PT) Tito, empresários da região e autônomos.
No local ficou exposto para consulta do público presente, o mini dossiê com: cópias de documentos sobre as inviabilidades do empreendimento; dos apoios; das fotos de vários eventos e entrega do dossiê para vários deputados e ao ex-ministro Padilha; vários ofícios de entidades, do Bispo Diocesano e Deputados Estaduais e Federais protocolados aos Secretários da Casa Civil e ao Governador.
A presidente Jamile e o advogado da ADTURSI explicaram sobre os trabalhos da associação nas cidades da região da Serra do Itaqueri, cadastramento nos órgãos públicos e vários outros temas sobre o desenvolvimento sustentável do turismo, construção de presídios em cidades vocacionadas ao turismo e sobre o ofício ao Governador Alckmin protocolado no dia 28/03, em Araras. O Sr. Odair representando o prefeito Rogério de Analândia falou sobre os impactos nas cidades circunvizinhas e o turismo penitenciário.
Representantes do Movimento de Repúdio ao Presídio e as autoridades presentes agradeceram a participação da ADTURSI na causa em prol da população da região e também explanaram sobre as últimas atividades junto aos deputados com o objetivo de cancelar a tragédia da construção do presídio.
Na sequência foi liberado para o público presente fazer seus questionamentos. Foram esclarecidas algumas dúvidas relacionadas ao turismo, porém o assunto dominante foi sobre o efetivo trabalho dos políticos municipais, estaduais e federais na nossa luta contra a instalação do presídio aqui. Alguns deles: – Estamos acompanhando que até o momento todos os deputados contatos e oficiados, de vários partidos, reconheceram a inviabilidade da construção do presídio aqui e comprometeram-se interceder junto ao Governador, por que ainda não foi cancelado?; Só tirar fotos e falar não basta, nós sempre vemos eles do lado do governador e ainda não conseguiram falar?; – Nas outras regiões os deputados conseguiram o cancelamento e por que na nossa ainda não aconteceu?; – Tem mais deputados que foram eleitos com votos da nossa região, por que ainda não abraçaram a nossa causa?; Por que foi anunciado que o governador assinou o cancelamento do presídio e até agora não tem nenhum documento oficial?; Todos os vereadores oficiaram seus deputados?
Diante desses fatos os empresários decidiram fazer “BARULHO” nas festividades de aniversário de Sta Cruz da Conceição, que todo ano recebe milhares de turistas e fretar ônibus para ir a ALESP, ou seja tornar mais visível ainda aos deputados que NÃO QUEREMOS PRESÍDIO AQUI PORQUE TRARÁ MUITOS MALEFÍCIOS PARA A NOSSA REGIÃO, PRINCIPALMENTE NA SAÚDE E SEGURANÇA.