O tradicional Festival Zé Carreiro de Música Sertaneja Raiz, que este ano terá sua oitava edição, tem início nesta quinta-feira (22/05) e vai até o domingo. O evento com entrada franca homenageia o artista ferreirense que foi um dos maiores ícones da cultura caipira paulista.
A novidade para este ano será a realização do festival ao lado da Casa da Cultura Elias dos Santos, com serviço de bar, e não mais no Anfiteatro Isaltino Casemiro. Haverá, inclusive, a barraca do pastel e do doce do Fundo Social de Solidariedade.
Assim como em 2013, este ano o festival também será transmitido ao vivo pela rádio Comunidade FM, que pode ser sintonizada nos 105,9 Mhz.
Veja a programação dos shows:
22/05 (quinta-feira) – 19h30 – Paganelli & Rosangela.
23/05 (sexta-feira) – 19h30 – Salim & Zé Vitor.
24/05 (sábado) – 19h30 – Fernando & Bernardo.
25/05 (domingo) – 10h – Ângelo & Léo.
ZÉ CARREIRO
Lúcio Rodrigues de Souza, o Zé Carreiro, nasceu no dia 24 de dezembro de 1922, numa fazenda que fazia divisa com Santa Rita do Passa Quatro. Aos 7 dias de vida, foi batizado na antiga Igreja de São Sebastião, de Porto Ferreira, passando mais tarde a residir na cidade. Aos 15 anos, foi empregado da Cerâmica Porto Ferreira. Posteriormente, mudou-se para São Paulo.
No final da década de 1940, depois de cantar em diversas duplas, conheceu Adauto Ezequiel, natural de Bofete, formando a dupla que foi batizada pelo compositor Armando Rosas com o nome Zé Carreiro e Carreirinho, de enorme sucesso na época.
Sempre ligado a Porto Ferreira, Zé Carreiro mencionava a terra do balseiro João Ferreira, o rio Moji-Guaçu, a vida da caça, do mato, em inúmeros carurus e modas de viola que compôs. No dia 21 de maio de 1970, Lúcio Rodrigues de Souza faleceu na cidade de São Paulo.
Fonte: AC