Inaugurado pela administração anterior, em 2009, o Calçadão “Neno Perondi”, também conhecido como boulevard, tornou-se espaço de recreio para os munícipes, inclusive um cartão postal contemporâneo de Porto Ferreira.
O vereador Miguel Bragioni reclama que o atual governo assumiu a Prefeitura Municipal em 2013 e o Calçadão não recebeu investimentos de manutenção.
Deste modo, é notório a qualquer pessoa identificar lâmpadas queimadas, a completa paralisação do espelho d´água, deterioração de gradis, pichação nas Praças que o compõem, banheiros danificados e sujos e o não funcionamento de quase todas as luminárias que refletem luzes verdes nas árvores.
“Embora o local tenha sido inaugurado por outra Administração, não se justifica o abandono, a falta de manutenção, considerando que o investimento ali empregado é do povo, mediante o pagamento de impostos”, afirma o vereador Miguel Bragioni, PMDB.
Após encaminhar à Prefeitura, desde o ano passado, indicações e requerimentos, comunicando sobre os prejuízos ao dinheiro público, o vereador assiste, assim como os cidadãos, ao abandono, que se deve, segundo o vereador, por rivalidade política.
Em resposta oficial ao legislador, no dia 25 de fevereiro deste ano, o Diretor do Departamento de Obras e Serviços informou que a fonte funcionaria dentro de 15 dias. “Passaram-se mais de 90 dias e o reparo não foi feito. A população, agora, passa pelo local, que não possui mais uma ordem referente ao simples ascender das luzes, sem contar o abandono, e acompanha a deterioração natural. Mesmo fiscalizando, e auxiliando o Poder Executivo na prevenção, prevalece o desprezo da Prefeitura”, argumenta Bragioni.
Na circunstância de não se atentar aos pequenos problemas de preservação, dentro de algum tempo, o significativo Calçadão poderá se tornar um espaço não propício ao lazer, contrastando, deste modo, com o objetivo de sua construção, e fazendo com o que o lugar volte a ser o que era antes do investimento.