A Odebrecht Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, mantém desde 2011, início de sua operação, o efetivo controle da vazão e qualidade da água captada no Rio Mogi Guaçu.
Dentro deste cenário nacional, onde diversos estados da união sofrem os impactos deste longo período de estiagem, a concessionária tem intensificado o monitoramento destes parâmetros no manancial.
Neste momento de atenção, onde os reflexos da falta de chuva do segundo semestre podem se acentuar com o período de estiagem já característico da chegada do inverno, a Odebrecht Ambiental está realizando ações para garantir a manutenção do abastecimento de água do município.
Agindo para prevenção, a Odebrecht Ambiental está realizando um estudo hidrológico do Rio Mogi Guaçu para nortear ações no período de estiagem, a fim de continuar garantindo a regularidade do abastecimento.
A Odebrecht Ambiental está acompanhando constantemente todos os dados relativos à captação de água para Porto Ferreira e estará informando a população de todas as informações disponíveis.
É importante que a população adote práticas de consumo consciente da água neste período, como fechar a torneira enquanto escova os dentes; ensaboa louças e se barbear; limpar quintais com vassoura ao invés de usar água; usar baldes ao invés de mangueira para lavar automóveis e quintais; utilizar a máquina de lavar roupas em sua capacidade máxima e reutilize esta água para limpar o quintal; não deixe que ocorra vazamentos em encanamentos dentro da residência; entre em contato com a Odebrecht Ambiental ao verificar um vazamento de água nas ruas da cidade; entre outros. São atitudes simples, mas fazem a diferença.