A Associação dos Canoeiros do Rio Mogi-Guaçu de Porto Ferreira realizou no dia 29 de junho de 2014, a décima nona edição da Procissão Fluvial em Louvor a São Pedro, padroeiro dos pescadores. Em concentração na área de lazer “João Ferreira”, local da sede da Associação, os canoeiros, juntamente com o público presente, aguardaram o momento da procissão fluvial. A imagem de São Pedro posta em andor apropriado e toda enfeitada foi conduzida pelo canoeiro Toninho Barbosa, acompanhada por mais seis embarcações que navegaram rio acima.
Este ano a procissão foi até a foz do ribeirão Santa Rosa, considerando a estiagem que assola toda a região sudeste, e consequente baixo nível de água do rio Mogi, que não permitiu chegar até as proximidades dos ranchos e casas de veraneios existentes ao longo da Av. Nossa Senhora Aparecida, no bairro Estância Porto Alegre.
Ao chegar à área de Lazer, a procissão foi recepcionada pelos fiéis e públicos presentes. A após a retirada do andor da canoa do Sr. Toninho Barbosa, sua esposa, dona Penha, fez a tradicional oração e narrou em breves palavras a história de São Pedro.
Em seguida, houve o levante do mastro com as “imagens” dos Santos tradicionais das festas juninas, com queima de fogos e posteriormente servido aos presentes leite achocolatado quente, pipoca, algodão doce e doces, para comemorar o dia de São Pedro.
O canoeiro Edison Sanches, o Loneiro, agradeceu a todos que colaboram para o êxito da Procissão, e, principalmente ao canoeiro Caetano Peripato e sua família, que como sempre, foram os responsáveis, juntamente com vários colaboradores, pela elaboração e distribuição das guloseimas, obtidas por meio de doações de vários membros da associação e servidas a todos gratuitamente.
Fonte e fotos: Sérgio Ap. Antonini, o Buja.