Enquanto as chuvas não voltarem a cair normalmente, continua o controle na distribuição de água na cidade de Santa Rita do Passa Quatro. A medida tomada desde início de julho, determina horários para distribuição e interrupção em toda a cidade.
Atualmente está em vigor o sistema de abastecimento das 19h às 6 horas e interrupção, das 6h às 19 horas, todos os dias. De acordo com o Setor de Água e Esgoto, da Prefeitura Municipal, esse horário pode variar de bairro para bairro, em função da rede de distribuição.
Durante a interrupção na distribuição, a ETA (Estação de Tratamento de Água) municipal continua em operação, abastecendo três reservatórios, totalizando 2,5 milhões de litros, para o posterior distribuição.
Um dos reservatórios, com 1 milhão de litros, está localizado na própria ETA. Os outros dois (de 1 milhão e de 500 mil litros) estão no bairro Jardim Bonanza. A prefeitura também está em processo de recuperação de mais duas caixas d’água, que foram desativadas no passado, localizadas no Jardim Nova Santa Rita e Jardim Bela Vista. Ambas contam com problemas estruturais de requerem grande investimento financeiro.
Neste período de estiagem prolongada, a orientação continua sendo para a população economizar, evitando desperdícios com lavagens desnecessárias de calçadas, veículos e etc.
INTERMED – De acordo com o Setor de Água, a realização da Intermed (competição entre estudantes de medicina) não acarretará grande impacto na distribuição de água. Segundo cálculos do setor, o consumo durante o evento deve aumentar em apenas 4%. Se não chover, os estudantes da Intermed terão que conviver com o racionamento também.
INADIMPLÊNCIA – Apenas no primeiro semestre deste ano, a prefeitura deixou de arrecadar cerca de R$ 920 mil reais por falta de pagamento da tarifa. O número representa cerca de 30% do consumo no município. Segundo o Departamento de Finanças, o valor seria mais do que suficiente para recuperar os dois reservatórios desativados.
INVESTIMENTOS – A Prefeitura já investiu R$ 316.155,09, para melhorias no serviço de água, apenas no primeiro semestre de 2014. A maior parte deste valor foi empregada no trabalho de desassoreamento da represa, iniciado há cerca de dois meses, com apoio do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado). O trabalho irá mais do que dobrar a capacidade de armazenamento da represa, evitando novos racionamentos. Outro investimento foi na reativação da caixa d’água no Jardim Bonanza e compra e recuperação de equipamentos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Rita