Aberta no final do mês de agosto, Holambra realiza até o dia 28 de setembro a 33ª edição da Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. Os organizadores estimam receber no período cerca de 300 mil visitantes.
A Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que é realizada anualmente na cidade para dar as boas-vindas à primavera.
Mais de 300 produtores vinculados ao município aproveitam a Expoflora para mostrar aos visitantes as novidades do setor, já que o evento é, hoje, a grande vitrine das novidades da floricultura nacional. A mostra fica aberta às sextas, sábados e domingos das 9 às 19 horas. Os ingressos custam R$ 34.
O carro-chefe da Expoflora, a exposição de arranjos florais, traz neste ano o tema “Flores, Magia e Alegria”. Inspiradas no desfile de encerramento das atividades diárias dos parques Disney, a Parada das Flores (16 horas) e a Chuva de Pétalas (16h30) são duas das atrações mais esperadas e divertidas da Expoflora. Também é destaque a mostra de paisagismo e jardinagem. Nos seus 25 ambientes os jardins estão decorados para ocasiões de festas, confraternizações e comemorações. Numa área de 3,3 mil metros quadrados estão à disposição, para serem levadas para casa, cerca de 200 espécies e mais de 2 mil variedades de flores e plantas ornamentais cultivadas por cerca de 400 produtores.
Também os “chefs” de cozinha e os confeiteiros de Holambra têm um enorme desafio para vencer na Expoflora. Além das novidades em confeitaria, pratos da tradicional culinária holandesa são oferecidos pelos restaurantes durante o evento.
Outra atração da Expoflora é o passeio turístico pelas ruas de Holambra, que mostra aspectos da história e a arquitetura da cidade, além de visitar um campo de flores e o moinho de vento, construído em tamanho natural.
Para quem deseja conhecer um pouco do folclore holandês, jovens da cidade apresentam números de danças típicas do país, a partir das 14h30, nos quatro palcos do recinto.
Já o Museu Histórico Cultural de Holambra, ao lado do recinto do evento, com entrada gratuita, guarda toda a história da imigração holandesa para o Brasil. Seu acervo conta com cerca de 2 mil fotos e utensílios trazidos ou utilizados pelos primeiros imigrantes. Ao lado do museu os turistas podem conhecer réplicas das casas de pau-a-pique e alvenaria devidamente mobiliadas, habitadas pelos pioneiros, além de uma exposição de maquinários e tratores antigos.
Confira imagens da Expoflora 2014 acessando os links abaixo:
http://www.portoferreirahoje.com.br/foto/2014/09/06/expoflora-2014-imagens-da-mostra-de-paisagismo-e-jardinagem/
http://www.portoferreirahoje.com.br/foto/2014/09/06/expoflora-2014-imagens-da-exposicao-de-arranjos-florais-com-o-tema-flores-magia-e-alegria/
http://www.portoferreirahoje.com.br/foto/2014/09/10/expoflora-2014-imagens-gerais-do-evento/