Nesta segunda-feira, dia 15, Santa Rita do Passa Quatro presta mais uma homenagem ao seu “filho” mais ilustre, com a 53ª edição do Festival Zequinha de Abreu. O evento que segue até o próximo domingo, dia 21, é promovido pela da Prefeitura Municipal, através do seu Departamento de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo.
Trata-se de uma semana inteira dedicada à cultura, oferecendo o melhor da literatura, artes plásticas, cinema e, claro, muita música (confira a programação).
O evento começa com posse da Academia Santarritense de Letras e lançamento do livro “Labor, Poesia e Amor”, de Antônio Carniato Filho, no Centro Cultural Mário Covas. O local também recebe shows musicais com o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí e Grupo Chororô, atração SESC São Carlos.
Um dos destaques do festival da será o lançamento do filme “Só Pelo Amor Vale a Vida”, do diretor Carlo Mossy, com Leonardo Arena e Rossana Ghessa.
No encerramento, o evento conta mais uma vez com uma das etapas dos Campeonato Paulista de Fanfarras e Bandas, promovido em conjunto com Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo (FFABESP). Na tarde de domingo, acontece o desfile de bandas e fanfarras na Avenida Severino Meirelles.
O HOMENAGEADO
Zequinha de Abreu nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, em 19 de setembro de 1880, e faleceu em São Paulo, no dia 22 de Janeiro de 1935.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
15 de setembro (segunda-feira) – Centro Cultural Mário Covas – 20 horas
Posse dos novos acadêmicos (Academia Santarritense de Letras)
Lançamento do Livro – “Labor, Poesia e Amor” – de Antonio Carniato Filho
16 de setembro (terça-feira) – Centro Cultural Mário Covas – 20 horas
Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí
17 de setembro (quarta-feira) – Centro Cultural Mário Covas – 20 horas
Artistas da Cidade e Convidados;
18 de setembro (quinta-feira) – Centro Cultural Mário Covas – 20 horas
Grupo Chororô – atração SESC São Carlos
19 de setembro (sexta-feira) – Homenagem no Busto de Zequinha – 10 horas
Apresentação de Norma Jamus Villela,
Conjunto de Flautas e Coral do Projeto Tico-Tico no Fubá
19 de setembro (sexta-feira) – Centro Cultural Mário Covas – 20 horas
Avant Première do filme “Só Pelo Amor Vale a Vida” (autoridades e convidados)
20 de setembro (sábado) – Centro Cultural Mário Covas – Anfiteatro Américo Persin
18horas – Primeira sessão do Filme – “Só Pelo Amor Vale a Vida”
20h30 – Segunda sessão do Filme – “Só Pelo Amor Vale a Vida”
21 de setembro (domingo) – Praça Poeta Mário Mattoso (Estação)
8 horas – 11º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras – Paulistão 2014
(Participação de aproximadamente 30 agremiações).
16 horas – Desfile de Bandas e Fanfarras na Avenida Severino Meirelles
Dia 21 de setembro (domingo) – Praça Poeta Mário Mattoso (Estação) – 20 horas
Banda Municipal Zequinha de Abreu
TODOS AS NOITES – Centro Cultural Mário Covas (saguão de entrada) – 19 horas
Exposição da Artista Plástica Rita de Cássia Lapastina Camargo.
CONHEÇA UM POUCO MAIS DAS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DO 53º FESTIVAL ZEQUINHA DE ABREU
GRUPO DE CHORO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ – Fundado em 1993, o grupo já esteve nos programas “Brasil Instrumental” da TV Sesc-Senac, e “Jazz & Companhia”, TV Cultura. Em maio de 2014, realizou turnê na Alemanha, apresentando-se em Heidelberg, Frankfurt e Trossingen. Seu primeiro CD foi gravado em 1999 e o grupo já gravou com Adalto Soares e a cantora francesa Clementine, além da trilha do filme “Divino”, sobre o jogador de futebol Ademir da Guia.
GRUPO CHORORÔ – Atração do SESC São Carlos, o grupo busca, em seu trabalho, difundir o choro como patrimônio nacional, valorizando a música brasileira, por meio de releituras de composições de grandes mestres da música instrumental. O grupo cita como suas principais influências: Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Heitor Villa Lobos, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Paulo Moura, Rafhael Rabello e Paulinho da Viola.
“SÓ PELO AMOR VALE A VIDA” – Dirigido por Carlo Mossy e com cenas filmadas em Santa Rita, o filme conta com o ator Leonardo Arena, interpretando Zequinha de Abreu, e a atriz Rossana Ghessa, no papel da esposa do compositor, Durvalina de Abreu. Trata-se da segunda obra cinematográfica sobre Zequinha de Abreu. “Tico-tico no Fubá”, de 1952, dirigido por Adolfo Celi, trouxe Anselmo Duarte no papel do músico santarritense e Tônia Carrero, como Branca.
11º CAMPEONATO ESTADUAL DE FANFARRAS E BANDAS – Chamado de Paulistão 2014, o evento é promovido pela Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo (FFABESP), em conjunto Prefeitura Municipal. Cerca de 30 corporações musicais de diversos municípios paulistas, devem participar da etapa santa-ritense, seguindo depois para Cotia (dia 18 de outubro) e São Roque, onde acontece a final, (dia 15 de novembro).
OUTRAS ATRAÇÕES – A semana dedicada à cultura, em homenagem ao compositor José Gomes de Abreu a começa com a Posse dos novos acadêmicos da Academia Santarritense de Letras e lançamento de Livro. Artistas da cidade e convidados também terão a oportunidade de subir no palco do Centro Cultural Mário Mario Covas. Homenagem no Busto e a exposição da artista plástica Rita de Cássia Lapastina Camargo, completam a programação divulgada.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Rita